segunda-feira, 30 de março de 2020

RetroArch 1.8.5 é lançado alterando a interface do usuário padrão para Ozone (Switch UI)


Embora haja muitos jogos modernos em oferta, vários jogadores ainda preferem jogar títulos mais antigos devido a várias razões, desde a nostalgia até simplesmente preferir gráficos 2D em vez de 3D em certas franquias de jogos. Este mês ocorreu o lançamento do RetroArch 1.8.5.

Se você já se envolveu em emulação, provavelmente já ouviu falar do RetroArch pelo menos uma vez, pois é um front-end que permite gerenciar e executar dezenas de emuladores e game engines usando os chamados cores (núcleos). Além de ser uma maneira conveniente de jogar jogos de vários sistemas retrô, ele também vem com diversos recursos, incluindo suporte para filtros de tela, um recurso para reduzir a latência de entrada, uma interface de usuário comum para todos os núcleos, a capacidade de criar playlists de jogos e muito mais. No entanto, sua alta popularidade é provavelmente o resultado de sua disponibilidade em muitos consoles hackeados, como PSVita, Switch, PlayStation 3, PlayStation 4 (atualmente não oficial), Wii (U) e 3DS, sem mencionar o suporte ao Windows [desde do Windows 95], macOS e Linux!

Agora, o RetroArch 1.8.5 foi lançado e esta atualização relativamente pequena traz:

  • O driver de menu padrão (ou seja, a interface do usuário) foi alterado do XMB para Ozone, que fornece uma interface do usuário do semelhante ao do Switch
    • Lakka, uma distribuição Linux criada principalmente para executar o RetroArch, ainda será lançada com o XMB como padrão
  • O Ozone recebeu algumas melhorias, incluindo:
    • Os elementos agora são redimensionados conforme o DPI
    • Agora é possível configurar a escala manualmente
    • Widgets/notificações agora são dimensionados adequadamente
    • Foram adicionados dois novos temas, nomeados Nord & Gruvbox Dark
    • Algumas pequenas alterações na qualidade de vida (QV) foram realizadas
  • Vários novos núcleos foram adicionados e alguns foram atualizados especialmente em consoles mais antigos; estes serão detalhados em um próximo relatório de progresso dos núcleos. Entre eles, encontramos:
  • A adição do P-UAE (Emulador de consoles Amiga) ao port do PSVita
  • A adição do ECWolf (Port do Wolfenstein 3D e jogos feitos com a mesma engine) aos ports de 3DS e PSVita
  • Um núcleo re-baseado do melonDS (Emulador de Nintendo DS) para o Nintendo Switch, que inclui um JIT, proporcionando assim um desempenho significativamente aprimorado
  • Mais informações sobre os núcleos podem ser obtidas nos Relatórios de progresso dos núcleos de 5 e 29 de fevereiro, publicados entre o lançamento do RetroArch 1.8.4 e 1.8.5.


Você pode pegar o RetroArch 1.8.5 nesse link selecionando a plataforma de sua escolha. Você pode apoiar o desenvolvimento do RetroArch no Patreon ou no GitHub.

FONTE: Wololo

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