terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

O Odroid-GO Advance tem uma longa jornada pela frente


A Hardkernel iniciou 2020 com o lançamento surpresa do seu novo portátil Linux - o Odroid-GO Advance. Este é o segundo portátil da HardKernel e promete fornecer poder bruto de maior magnitude do que o seu irmão mais velho. É um portátil muito impressionante em muitas áreas, mas o Odroid-GO Advance tem uma longa jornada pela frente. Continue lendo para obter as dicas e análises do Odroid-GO Advance.


O OGA é uma espécie de virada no obscuro nicho portátil. O RK3326 no Odroid-GO Advance limpa o chão com qualquer um dos processadores baseados em Ingenic aos quais fomos alimentados à força nos últimos anos. O JZ4760B e até o JZ4770 no New PocketGo e no RG350 não podem competir com o poder do RK3326. O fato de rodar no Linux (com código fonte disponível!) significa que o desenvolvimento do dispositivo decolou imediatamente, com pelo menos três equipes separadas trabalhando em seus próprios sistemas operacionais. Além disso, o preço de US$ 55 (aproximadamente R$ 240) (excl. Frete) é muito razoável. É difícil imaginar em que direção os fabricantes chineses virão a seguir, eles terão que criar algo surpreendente para convencer as pessoas a não comprar o Odroid-Go Advance.

Dentro da caixa e montagem

Assim como o portátil original, o Odroid-GO Advance está disponível apenas como um kit de faça você mesmo. Embora isso possa afastar algumas pessoas, na verdade não é tão ruim quanto parece. Eles projetaram propositalmente o OGA com o mínimo de peças possível. A montagem é muito direta (com algumas ressalvas).

Dentro da caixa, você encontrará todos os pedaços em sacos separados e embrulhados em plástico bolha. Dentro do plástico bolha vermelho está o LCD e um pequeno pedaço de cartão informando onde encontrar as instruções de montagem. Há também um aviso severo no cartão para ter cuidado com o LCD. É incrivelmente frágil e você deve levar um tempo para prendê-lo na carcaça!

Com exceção do LCD, a única outra pequena dificuldade é juntar a carcaça. Requer uma direção estranha de pressão para fazer com que a carcaça se encaixe corretamente. Pode parecer que está travado, mas se as costuras da carcaça não estiverem completamente niveladas, você ainda não estará lá. O vídeo instrutivo mostra a maneira correta de fazer isso e, com um pouco de prática, é fácil o suficiente.

Qualidade de construção e LCD

Quando o Odroid-GO Advance foi anunciado pela primeira vez, houve um pouco de incomodo sobre a escolha do TFT em vez de uma tela IPS. Por acaso, a tecnologia IPS também é conhecida como 'Super TFT' e a tela no OGA é absolutamente fantástica. É melhor que a tela do New PocketGo e RG350 e é mais comparável à tela IPS que está sendo usada nas modificações de GBA. Falando do GBA, a resolução de tela do OGA é de 480×320. Isso significa que, com as opções corretas de dimensionamento (a imagem oficial usa o dimensionamento correto), o GBA parece absolutamente incrível neste dispositivo. 480×320 é exatamente o dobro da contagem de pixels horizontal e vertical da tela de 240×160 do GBA. Isso significa uma escala perfeita de 2x para jogos de GBA, e por isso eles parecem incríveis no Odroid-GO Advance.


É preciso dizer que a qualidade de construção do OGA não é tão boa quanto alguns de seus rivais. A carcaça é feita de policarbonato transparente e tem um acabamento fosco na frente e nas costas, com um acabamento brilhante nas laterais. A unidade parece sólida e pesada uma vez montada, mas não há como negar que o plástico parece um pouco barato. Portáteis como o RG350 parecem um produto mais premium e seria tolo compará-lo a algo como da Nintendo ou Sony.

Controles


Dito tudo isso, os controles geralmente funcionam bem. Uma queixa seria que o direcional tem bordas afiadas, mas isso é facilmente remediado. O direcional do Game Boy Pocket é um substituto perfeito e pode ser comprado no AliExpress por quase nada. Também houve queixas de direcional mole. O analógico é um clone do PSVita e funciona bem. Não é tão bom quanto os analógicos do RG350, mas é muito melhor que o controle deslizante do New PocketGo. Os botões de ação são razoáveis, assim como os botões de ombro são clicáveis, mas fáceis de alcançar e perfeitamente aceitáveis, e os seis botões abaixo da tela também são OK.

Software

Como mencionado anteriormente, existem 3 opções de software para o Odroid-GO Advance no momento. Crash e sua equipe de desenvolvedores são responsáveis ​​pela imagem oficial e ela pode ser encontrada aqui. A Retro Arena (aka TheRA) tem um candidato a lançamento disponível e está no site Tech Toy Tinker para download. Há também uma imagem Batocera em desenvolvimento e está disponível aqui. Todas essas imagens são baseadas na Emulation Station e, como tal, todas compartilham algumas semelhanças. Uma das outras semelhanças que todas compartilham atualmente é que ainda não estão realmente prontas para o lançamento geral. Sim, mesmo a imagem oficial!

Todas as imagens ainda estão inacabadas. Seja com a incapacidade de mapear controles específicos de emulador no software* ou ter que sair de um jogo para alterar o volume, ou determinados menus do emulador sendo carregados no modo retrato em vez de paisagem - o software do Odroid-GO Advance possui uma longa jornada pela frente.

*Aparentemente, você precisa editar um arquivo de configuração no terminal Linux para configurá-los.

Isso não é um desprezo para os desenvolvedores, eles estão fazendo o trabalho de Deus aqui. Pelo contrário, parece estranho que a HardKernel esteja feliz em lançar o dispositivo antes de permitir que os desenvolvedores aprimorem um pouco mais a imagem oficial. É compreensível que é um dispositivo para construtores, lançá-lo como um kit de faça você mesmo torna isso óbvio. Mas teria sido ótimo ter um sistema operacional bem arredondado para ele no lançamento.


Dito isto, parte da diversão de um dispositivo como esse é vê-lo evoluir e melhorar com o tempo (ou contribuí-lo você mesmo, se tiver as habilidades). O Odroid-GO Advance ainda estará disponível por muito tempo. Veremos alguns avanços incríveis na usabilidade e no desempenho nos próximos meses.

Performance

Um dos principais atrativos deste portátil é a promessa de emulação de PSP e N64. Embora o RK3326 não seja poderoso o suficiente para conquistar toda a biblioteca desses sistemas, ele já é capaz de rodar alguns jogos quase na velocidade máxima.

Algumas das bibliotecas 2D do PSP funcionam bem, com os títulos em 3D somente rodando. Por exemplo, o GTA Vice City Stories roda em uma taxa de quadros aceitável, mas o áudio está bagunçado. O Ridge Racer funciona bem, mas ocasionalmente fica lento demais. O N64 está em um estado melhor, muitos jogos first party, como Mario Kart 64, rodam muito bem.


Existem muitos vídeos no YouTube apresentando vários jogos, mas vale a pena aguardar no momento. O desempenho deve melhorar com o tempo e os jogos que não são jogáveis ​​hoje podem ser jogáveis no futuro, depois que algumas otimizações forem feitas.

Extras

Se você não usa uma máquina Linux, recomenda-se fortemente adquirir um dongle WiFi. Porém nem todos são compatíveis.

Depois de conectado ao seu WiFi doméstico, você pode simplesmente fazer login no OGA digitando \\ <endereço_ip> na janela do Windows Explorer. A partir daí, basta arrastar suas ROMs para os diretórios específicos. Vale ressaltar que alguns emuladores ou sistemas operacionais ainda não funcionam corretamente com ROMs compactadas. Se você achar que alguns estão faltando, tente descompactá-los e eles deverão aparecer após uma atualização.

Como mencionado anteriormente, você pode substituir o direcional cinza nítido por um do Game Boy Pocket. Não são necessárias modificações, apenas pode ser retirado. O local mais barato para isso é o AliExpress.

Se você deseja dar cor à sua carcaça, a gama de tintas Tamiya PS é adequada. Certifique-se de mascarar a parte externa da carcaça e aplicar algumas camadas leves no interior até obter a profundidade de cor desejada. Algumas pessoas também tiveram sorte em tingir a carcaça usando o Rit iDye Poly.
.
Se você não planeja pintar sua carcaça ou vai usar uma cor transparente, pode valer a pena usar fita de eletricista no LCD. O LCD vaza muita luz pelo lado esquerdo do casco. Ao adicionar fita (provavelmente um pouco mais do que isso, se for sincero), você reduzirá a quantidade de vazamento de luz.

Considerações finais

O Odroid-GO Advance muda tudo e, presumivelmente, deu a nossos amigos fabricantes chineses algo em que pensar. É duvidoso que as pessoas se interessem em mais portáteis Ingenic depois disso. Se espera que a OGA ajude a inaugurar uma era de portáteis poderosos baseados em ARM com sistemas operacionais de código aberto. Embora o Odroid-GO Advance não tenha feito tudo certo, os passos que a HardKernel tomou com ele estão definitivamente na direção certa.

A evidência disso é que o console já está esgotado em muitos lugares. O fornecedor oficial do Reino Unido esgotou em alguns dias e o próprio HardKernel disse que está sobrecarregado com a demanda.

Embora o software esteja cru agora, será interessante vê-lo amadurecer nos próximos meses. O portátil promete muito.

FONTE: Obscure Handhelds

Nenhum comentário:

Postar um comentário