Atualmente, a emulação de jogos de console no smartphone é bastante comum atualmente, pois oferece jogos sem microtransações e uma grande variedade de bons títulos para você escolher. De acordo com as comemorações do Ano Novo, temos boas notícias para emulação em smartphones, já que o Citra está mais perto do que nunca de lançar seu emulador de 3DS no Android e promete algumas coisas interessantes!
Estado atual do Citra no Android e os ports não oficiais
Antes de abordar o que a Citra Team esta prometendo, é importante afirmar o que eles já alcançaram, o que é ótimo, mesmo que não tenham sido tão vocais quanto outros emuladores a respeito.- Um compilador ARM64 JIT da Sachin-v que ajuda bastante na melhoria do desempenho do jogo
- Uma técnica de memória chamada fastmem, que permite que o JIT mencionado acima acesse diretamente a memória, o que aumenta bastante o FPS
- Suporte para vários núcleos, já que os SoCs ARM modernos vêm com um número alto de núcleos de menor potência, em vez de menos núcleos mais poderosos, como CPU de desktop
- É importante afirmar que isso ainda está em andamento, para que ainda não tenha sido aperfeiçoado
- Suporte para jogar com um controle de video game, que é sem dúvida um grande recurso, pois nem todo mundo adora controles por toque!
- Algumas outras coisas, que estão atualmente presentes nas versões noturnas do Citra para PC, também foram adicionadas, incluindo suporte para armazenamento em cache de shaders em disco, uma implementação VSync adequada e um back-end OpenGL ES 3 que corrige a maioria dos problemas gráficos nos jogos.
Embora o texto acima pareça mais do que suficiente para um lançamento oficial, a Citra Team observou que o port para Android ainda não está concluído e, como resultado, precisa de mais trabalho antes que uma versão de boa qualidade possa ser lançada. Como resultado disso, algumas pessoas lançaram ports não oficiais do Citra, como as versões do MMJ, que usam algum código desenvolvido a portas fechadas e que frequentemente quebram a licença GPL, implementando seus próprios hacks para proporcionar melhor desempenho. Devido a esse e outros fatores, a Citra Team se absteve de compartilhar publicamente o código-fonte de seu port Android, mas promete liberar todo o código quando lançar oficialmente o aplicativo Android, permitindo que outros desenvolvedores contribuam.
Em algumas versões não oficiais recentes, títulos como Mario Kart 7 já estão rodando a 60FPS em SoCs avançados, como o SnapDragon 855, então a promessa da Citra parece bem realista!
O que falta fazer e a promessa da equipe sobre desempenho
Como a seção anterior já explicou, a Citra Team alcançou muita coisa no Android e descreve o port como "já está em muito bom estado", o que significa que a intenção de um lançamento completo no início de 2020 tem uma chance muito grande de ser verdade!No entanto, algumas coisas ainda precisam ser resolvidas, incluindo:
- Melhorar o aplicativo Android para proporcionar uma melhor experiência ao usuário
- Testes adicionais das melhorias implementadas
- Implementar mais melhorias de desempenho para eliminar lentidão no hardware de baixo nível
É importante ter em mente que os telefones Android vêm em uma ampla variedade de configurações de hardware, para que nem todos podem oferecer um bom desempenho quando o port do Citra for oficialmente lançado. No entanto, a Citra Team parece estar se esforçando bastante no port, então se espera receber um grande apoio mesmo após o lançamento inicial!
No iOS, o DolphiniOS 2.0 foi lançado para os apoiadores do Patreon, o que traz suporte ao controles de video games, entre outras coisas.
Relatório de progresso do Citra para Android para 2020 (é uma publicação pública do Patreon; fornece informações mais detalhadas)
FONTE: Wololo
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