quinta-feira, 2 de julho de 2020

Anbernic RG350M - A evolução do RG350


Não há realmente nada de novo neste produto, o RG350M é basicamente a mesma máquina que o RG350 lançado no ano passado. Mas ele teve algumas iterações desde então, incluindo uma variante de metal do design original. O RG350M é o terceiro de uma família de quatro versões desta máquina, sendo a quarta a RG280M a ser lançada em breve.

  • RG350 - setembro de 2019
  • RG350 Metal - novembro de 2019
  • RG350M - março de 2020
  • RG280M - julho de 2020

MELHORIAS NO DESIGN

O RG350M adota o conceito de carcaça de metal a partir de novembro de 2019 e o aprimora maciçamente. A placa-mãe foi repensada completamente, movendo vários botões e portas para melhores posições na carcaça. Agora, os dois cartões SD estão acessíveis externamente e as posições do direcional e do analógico foram trocadas. De fato, os analógicos foram completamente substituídos por outros mais amplos e de baixo perfil. E ainda por cima, o LCD de baixa resolução de 320×240 foi substituído por um de 640×480. Não é só isso, aparentemente eles também estratificaram a maldita coisa, e a clareza é realmente boa. Uma lista completa de alterações no design original está abaixo.

  • A posição do direcional foi trocada com o do analógico esquerdo.
  • Os dois cartões SD agora estão acessíveis sem desmontar o dispositivo.
  • O LCD foi substituído por um laminado OCA de 640×480.
  • Agora, os dois analógicos são versões de baixo perfil, que se destacam muito menos da concha.
  • O botão liga/desliga está agora no lado esquerdo da carcaça.
  • O scroll de volume está agora no lado direito da carcaça.
  • Apertos de silicone foram adicionados à placa traseira.
  • Se você comparar essa carcaça com a do RG350 Metal, poderá ver que é um redesign completo. O RG350 Metal era realmente robusto, 4mm mais grosso que o RG350 original. O RG350M, por outro lado, quase não é maior. Talvez um milímetro mais grosso do que o design plástico original, na falta de pinças. RG350M à esquerda, RG350 Metal à direita.

CONTROLES

Para começar, os novos analógicos ficaram melhores. Eles são nivelados com o restante dos controles e têm uma área de superfície maior do que antes. Eles são muito legais de usar. Ao contrário dos analógicos anteriores, elas não têm tampas de borracha, são moldados a partir de um pedaço sólido de plástico emborrachado.

Da mesma forma, o direcional é um exemplo brilhante de como um direcional deve ser feito. Embora não houvesse muito o que reclamar nas duas versões anteriores, o direcional no RG350M é muito melhor. Ele tem um pivô perfeito e as arestas recuadas do projeto anterior foram removidas. E, claro, o posicionamento é melhor para pessoas com mãos grandes, agora que está no topo.


O restante dos controles é praticamente o mesmo, ou seja, eles são realmente muito bons. Todos os quatro gatilhos são facilmente alcançados e clicam suavemente quando pressionados de qualquer ângulo. Os botões de Start e Select também são um pouco mais altos do que na versão anterior de Metal, então você não precisa colocar a unha do dedo neles para apertá-los.

LCD

Como mencionado anteriormente, o LCD agora é uma tela laminada de 640×480 IPS. Comparando dispositivos lado a lado, é realmente óbvio. A diferença não sai muito bem na câmera, mas acredite: a nova tela é mais nítida e clara. A temperatura de cor também é um pouco mais quente/rosa no RG350M. Uma versão em alta resolução da imagem abaixo pode ser encontrada aqui.


A maior oferta que o RG350M possui no novo LCD é a falta de grade de pixels. Não há grade de pixels visível no RG350M, é brilhante e colorido e os ângulos de visão são excepcionalmente bons. Não há inversão ou desbotamento das cores em nenhum ângulo, até 180 graus em qualquer direção. Embora múltiplos de 320×240 não funcionem muito bem com o GBA, há uma melhoria definitiva na clareza quando visualizados em uma tela de 640×480. É claro que você nunca obterá uma imagem tão nítida para GBA quanto no RK2020 ou no Odroid-GO Advance com seu dimensionamento perfeito de números inteiros, mas agora é melhor do que nos dispositivos anteriores.

PERFORMANCE

O RG350M contém a mesma CPU JZ4770 encontrada nos outros outros portáteis:

  • GCW Zero
  • RG350
  • RG350 Metal
  • Novo PocketGo V2 (também conhecido como PocketGo v2)
  • Variantes do PocketGO v2, como o PlayGO e Miyoo Max

Você pode esperar uma emulação muito boa de todos os consoles, inclusive o PlayStation 1, mas a emulação não é tudo o que pode fazer. O OpenDingux é construído no Linux, então há muitos jogos portados disponíveis para ele também. Basta navegar neste repositório, a biblioteca é extensa!

SISTEMAS OPERACIONAIS

O sistema enviado é um OpenDingux e vem pré-carregado com uma tonelada de emuladores, jogos e ports.

O firmware ROGUE acaba de ser atualizado e lançado para o RG350M. Você pode fazer o download deste SO substituto, cortesia do Ninoh-FOX, aqui. Esteja ciente de que se o seu RG350M for fornecido apenas com um cartão SD, a atualização de um novo sistema operacional apagará todas as suas ROMs e saves. Faça backup deles, se necessário.

QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO

Não é exagero dizer que o RG350M tem a melhor qualidade de construção de qualquer portátil chinês que já lançado. Não é apenas porque é feito de metal, é incrivelmente impressionante o quão bem projetado e montado é. A versão anterior em metal do RG350 teve seus problemas. As pessoas relataram que os analógicos ficavam presos ou os botões de ombro não estavam funcionando corretamente. Isso porque tudo que a Anbernic fez foi pegar a placa e os botões do RG350 e colocá-los em uma carcaça de metal, com tolerâncias diferentes. O RG350M passou por uma revisão completa para acomodar seu novo invólucro e é realmente demonstrado.


Você pode facilmente confundi-lo com um produto de um dos grandes, além do fato de que eles nunca considerariam a construção de um portátil em metal porque é muito caro.

VOCÊ DEVE COMPRAR UM RG350M?

Estamos em uma era de portáteis baseados em ARM de maior potência agora, sejam máquinas baseadas em Android ou Linux. Atualmente, os jogadores esperam poder emular consoles como o PSP, N64 e Dreamcast em seus portáteis atualmente. Embora seja verdade que outras máquinas possam lidar com isso, é realmente interessante saber se você obterá o desempenho de qualquer jogo.

Há algo bastante reconfortante em saber com alguma certeza que o que você quer jogar no RG350M provavelmente funcionará muito bem, dentro de suas limitações. E o OpenDingux é um sistema muito superior a qualquer um disponível para o Odroid-GO Advance ou o RK2020. Ele teve muitos anos de polimento, é personalizável, estável, direto e, em geral, um prazer de usar.


O RG350M é o principal portátil JZ4770. Demorou algumas tentativas para a Anbernic chegar lá, mas eles realmente fizeram isso no final. É difícil encontrar muito o que criticar, mas, se pressionado, a única crítica seria o peso. Com aproximadamente 250g, é 85g mais pesado que a versão plástica original. É o metal que faz o que é, parece sólido e grita 'produto premium' de todos os ângulos. A Anbernic aprendeu com sua primeira tentativa e a aprimorou em quase todos os aspectos. Crédito para eles.

O RG350M está disponível em todos os lugares agora, se você estiver atrás de um, vá para onde eles forem mais baratos no dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário