domingo, 16 de agosto de 2020

Entrevista com os desenvolvedores do Retroid Pocket


No início do mês, o youtuber Taki Udon lançou um vídeo no seu canal com as primeiras impressões do Retroid Pocket 2 e uma entrevista com um dos desenvolvedores do aparelho.

O vídeo você confere aqui:


E segue abaixo a entrevista traduzida:

Taki: Já que esta é a primeira vez que as pessoas ouvem sobre vocês, você pode se apresentar e no que você faz no Retroid?

Desenvolvedor: Olá, sou Michael, gerente da equipe de software do Retroid. Há muitos anos desenvolvo consoles de arcade retrô.

Taki: O que você acha que torna sua empresa diferente de outras desenvolvedoras de dispositivos portáteis chineses?

Desenvolvedor: Temos bom senso técnico em produtos eletrônicos de consumo e também anos de experiência em design de hardware/software na indústria de smartphones. Exceto por isso, estamos mais orientados para o cliente agora. Se não criamos valor, então o que fazemos não tem sentido.

Taki: Muitas pessoas não sabem que o Retroid original começou com um RK3326 (processador usado atualmente no Odroid-GO Advance e seus clones) há mais de dois anos. Você pode explicar por que mudaram para o MTK (MediaTek, processador usado em smartphones Android) e que tipos de desafios enfrentaram ao desenvolver esse primeiro dispositivo?

Desenvolvedor: No início, tivemos que avaliar a placa de desenvolvimento do RK3326, mas ficamos muito desapontados, pois consome muita energia o que torna o RK3326 uma solução não ideal para atuar como um dispositivo portátil. Não achamos que fosse uma boa ideia, pelo menos não era perfeito para os usuários. Naquela época, optamos por usar MTK. Em primeiro lugar, seu desempenho de consumo de energia foi excelente. Em segundo lugar, a MTK tem um roadmap completo de produtos para aplicações futuras, o que será uma grande ajuda para a reutilização de projetos. Esperamos colaborar com a empresa que possui um portfólio completo.

Taki: Como vocês decidiram sobre a forma e o layout dos botões do Retroid Pocket original e quais lições vocês aprenderam para este novo dispositivo?

Desenvolvedor: A ideia original do portátil Retroid era apenas para jogos de arcade, então não consideramos os botões de ombro, que podem ser obrigatórios para a maioria dos usuários de jogos portáteis. Foi uma grande lição para nós e esperamos que cada vez mais usuários se envolvam em nossas sugestões/comentários de produtos logo no início.

Taki: Por que o Retroid Pocket 2 roda o Android 6 e não uma versão posterior? Será que algum dia teremos uma atualização de firmware para o Android 8 mais adiante?

Desenvolvedor: Já era tarde demais quando recebemos o SDK para Android 8.1, e nossa base de design no Android 6 estava basicamente concluída. O tempo de lançamento no mercado era muito limitado e, sim, consideraremos uma atualização para o Android 8 assim que tivermos pedidos suficientes para dar suporte ao P&D.

Taki: Vocês mencionaram que podem lançar o código-fonte do (chip) 6580. O que vocês esperam que a comunidade faça com isso?

Desenvolvedor: Espero que a comunidade possa ajudar em mais recursos interessantes, como wireless e em mais emuladores, e ajudar as pessoas a gerenciar os emuladores e ROMs com mais facilidade e tornar nosso sistema mais amigável. A maior ideia é fazer um sistema operacional maravilhoso com os esforços dos gênios de software em todo o mundo.

Taki: O multiplayer sem fio será expandido para outros sistemas e jogos em atualizações futuras?

Desenvolvedor: Sim, acreditamos que o valor central de um dispositivo de jogo é especialmente compartilhar a experiência de jogo entre amigos. Co-op sem fio e netplay são recursos muito importantes em nosso produto futuro e atualizações de recursos. No entanto, uma experiência de jogo netplay maravilhosa depende significativamente da latência de transmissão, ainda estamos trabalhando em como minimizar a latência da rede como uma atualização para WiFi 5 GHz ou mesmo WiFi 6.

Taki: Você pode fazer com que o dispositivo gire os jogos de shoot 'em up (navinha) de arcade para que você possa jogar com o lado direito do dispositivo?

Desenvolvedor: É totalmente possível para qualquer dispositivo Android e este requisito será nossa próxima estratégia e já foi colocado em nosso plano de desenvolvimento.

Taki: Haverá uma versão com touchscreen do Retroid Pocket 2? E por que você decidiu não usá-lo neste dispositivo?

Desenvolvedor: Podemos ver que algumas pessoas reclamaram com nosso Android 6. Se alguma vez adicionássemos uma tela de toque a este dispositivo, seria depois de portarmos o Android 8 para o Retroid Pocket 2. Esse dispositivo custaria mais do que o modelo básico porque o componente de touchscreen não é barato. Isso é algo em que estamos pensando, mas não algo que possa acontecer.

Taki: O Retroid Pocket 1 receberá uma atualização para permitir o remapeamento de botões? E será possível obter uma versão limitada para netplay se a RAM for um problema?

Desenvolvedor: Temos apenas 512 MB de DRAM para o Retroid Pocket 1 e o netplay está totalmente acoplado às memórias de sistema disponíveis, é impossível implementar o netplay em um sistema de 512 MB. Podemos considerar o lançamento de uma versão DRAM de 1 GB para o Retroid Pocket 1, mas agora é apenas uma ideia e não nossa principal preocupação.

Taki: Quais são seus objetivos para o futuro?

Desenvolvedor: Somos uma empresa de equipamentos de entretenimento, nossa missão é fazer dispositivos de jogos decentes e com recursos para trazer mais e mais esperança/coragem/paixão/amizade/felicidade para as pessoas ao redor do mundo. Obrigado.

Você encontra o Retroid Pocket 2 a venda no site oficial por U$$ 80 (R$ 434) mais o frete.

Retroid Pocket 2 - Retroid

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