domingo, 2 de agosto de 2020

PowKiddy V90 - A Fusão do Pocket GO com o GBA SP


O PowKiddy V90 apareceu discretamente no AliExpress há algumas semanas. Com o estilo do GBA SP, esse pequeno portátil em formato de concha despertou algum interesse devido, em parte, ao seu design inteligente e preço baixo.

O V90 compartilha o mesmo hardware que os seguintes portáteis:
  • New BittBoy
  • PocketGO v1
  • PowKiddy Q90
Ele contém um chip ARM de baixa potência da AllWinner e executa um sistema operacional baseado em Linux de código fechado chamado NxHope. O NxHope foi projetado para se parecer com o firmware RetroFW para máquinas JZ4770, mas a semelhança é apenas superficial. A quantidade de envolvimento da comunidade neste sistema operacional é baixa, porque o código-fonte não está disponível. É mais ou menos um acordo do tipo "você colhe o que planta", com algumas pequenas ressalvas. Todos os portáteis criados com essa combinação de hardware e software compartilham de uma única falha - screen tearing. É verdade que o screen tearing foi amplamente corrigido no PocketGO V1 com alguns hacks de custom firmware, mas da fábrica é bastante óbvio.

Faz seis meses desde que a iteração anterior desse hardware foi lançada, então os engenheiros tiveram tempo de sobra para corrigir os problemas de screen tearing. Mas é claro que nada foi corrigido para o PowKiddy V90. O screen tearing ainda está lá. Felizmente, o custom firmware do PGv1 funciona no V90 e faz um ótimo trabalho para minimizar o problema. Não é uma solução definitiva, mas é boa o suficiente.

CONTROLES E LCD

O direcional no V90 não é ótimo. Não há um pivô para falar e é meio molenga. O restante dos botões está bom, mesmo os pequenos e apertados botões de ombro na parte traseira da unidade são fáceis de alcançar e apertar. Não faz sentido terem L2/R2, considerando os consoles que o V90 emula.


O PowKiddy V90 contém uma tela de 3″ 320×240 IPS. Você já viu LCDs como esse antes e é muito bom considerar sua baixa resolução. Lá fora, sob a luz do dia, é um pouco difícil de enxergar, mas dentro de casa é bom.

QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO

A carcaça é feita de um plástico fino e barato e é muito leve. Ele pesa cerca de 115g, o que em comparação com um GBA SP é cerca de 40 gramas mais leve. É um pouco menor que um SP, eles não estão usando uma carcaça do GBA SP, mas a diferença de peso é realmente aparente.


A unidade é carregada via USB-C e a bateria é um clone do Nokia BL-5C. Dizem que os clones da marca Patona dessas baterias são muito boas e estão prontamente disponíveis na Amazon. A duração da bateria não é incrível, cerca de 3 horas.


A dobradiça é mais apertada do que a do GBA SP original (que pode estar relacionado à idade). É possível ajustar a tela para qualquer ângulo que você desejar, e ela permanecerá no lugar. Não vai até 180 graus, mas é bem próximo. Há um bom clique quando você alcança a extensão de seu movimento.

EMULAÇÃO

Há uma boa razão para o PowKiddy V90 parecer um pouco barato, e é porque é. Não é justo criticar a coisa completamente, porque ela foi construída a um preço que a maioria das pessoas pode pagar. E, embora não seja o que você possa chamar de poderoso, ele tem suco suficiente para satisfazer as demandas da maioria dos emuladores de console de quarta geração.

Você não pode esperar jogar jogos como Yoshi’s Island nessa coisa (8 FPS), mas uma grande parte dos jogos do SNES funcionará bem. Alguns jogos exigem alguns ajustes, por exemplo, o F-Zero é uma apresentação de slides até você diminuir a qualidade do áudio - então é reproduzível. Mega Drive e GBA são muito melhores e, principalmente, tudo antes dessas máquinas também funciona muito bem.

O V90 divulga emular o PS1, e para ser justo com esse chip, parece lidar com PS1 razoavelmente bem. O desempenho está em pé de igualdade com ou, em alguns casos, melhor que o JB4760B (LDK/RS97/RG300 etc). Não espere um desempenho tão bom quanto o RG350 ou qualquer outro portátil JZ4770.

Todos os emuladores são portados de código aberto e o botão abaixo do LCD abre o menu. Diferente do Q400, é fácil alterar o método de escala e a proporção de cada emulador, além de acessar os save states.

O V90 vem pré-carregado com vários outros jogos, como Quake, Doom, OpenTyrian, Cave Story etc. Há muitos pré-carregados aqui para manter qualquer um entretido.

VOCÊ DEVE COMPRAR O POWKIDDY V90?

Ele é feito de plástico barato, e ainda não conseguiram consertar o screen tearing. Mas o V90 é pequeno o suficiente e barato o suficiente para que você possa colocá-lo no bolso sem se preocupar muito. O firmware do NxHope vem pré-carregado com vários temas diferentes, e a própria interface do usuário é realmente agradável e simples de usar.


De muitas maneiras, isso seria o portátil ideal para uma criança mais nova. A tela é protegida quando não está em uso, portanto, há menos chance de quebrá-la quando não estiver em uso. Não há nada para realmente atrapalhar no sistema operacional e, no entanto, ele oferece opções suficientes (frameskip, proporção, saves etc.) para satisfazer a maioria. É pequeno e leve e muito barato também. Se você está considerando um dispositivo com formato de concha, pode escolher um muito pior. Lembre-se de que a qualidade de construção do V90 não é superior à do RG350 e o desempenho de alguns emuladores pode ser um pouco sem brilho.


FONTE: Obscure Handhelds

Nenhum comentário:

Postar um comentário