Se você já hackeou um console moderno, é provável que tenha ouvido falar do RetroArch, pois é uma solução de emulação tudo-em-um bastante popular no PlayStation Vita e no Nintendo Switch. Além disso, o RetroArch também está disponível em desktops e vem com uma ampla variedade de recursos, como várias UIs para escolher, núcleos (emuladores e engines de jogos) que você pode atualizar facilmente, suporte para uma ampla variedade de métodos de entrada e uma boa dose de suporte das pessoas por trás disso, tornando-o bastante atraente se você não se importa de gastar um pouco de tempo para aprender a usá-lo.
Agora, o RetroArch 1.8.6 foi lançado cerca de 1,5 meses após a versão 1.8.5, que alterou a interface do usuário padrão para uma inspirada no Switch em vez de uma inspirada no XMB. De acordo com a publicação no blog do libretro, o RetroArch 1.8.6 vem com:
- O port do RetroArch para o PlayStation 3 agora foi criado com a cadeia de ferramentas PSL1GHT
- Essa decisão foi tomada porque as versões anteriores do RetroArch para PlayStation 3 foram construídas com um SDK proprietário e foi decidido mudar para o SDL PSL1GHT de código aberto para evitar problemas futuros (informações de um comentário do Reddit por hizzlekizzle, desenvolvedor do RetroArch)
- Infelizmente, este novo port do RetroArch para o PlayStation 3 é bastante limitado, pois suporta apenas 3 núcleos (2048, ECWolf e FreeChaf) e alguns recursos do RetroArch como o OSD, drivers de menu diferentes de RGUI, aceleração de GPU e mais não estão funcionando
- Por enquanto, é recomendável usar o RetroArch 1.8.5 no console, que pode ser baixado do Brewology, pois contém 43 núcleos e está em um estado muito melhor
- A compressão foi introduzida em várias áreas, incluindo:
- Salvar estados (save state)
- Isso conseguiu reduzir um save de PPSSPP de 40 MB para apenas 9,3 MB e um de Beetle PSX de 16 MB para apenas 1,5 MB
- Listas de reprodução (tamanho do arquivo reduzido em cerca de 90%)
- SaveRAM (SRAM)
Se você der uma olhada rápida no post de lançamento do RetroArch 1.8.6, poderá se enganar ao pensar que é um lançamento menor, mas, na realidade, ele oferece mais poder do que imagina! |
- Núcleos adicionados e atualizados, que são parcialmente apresentados no Relatório de Progresso dos Núcleos de 2 de abril, mas outro relatório de progresso será publicado em breve para descrever o pacote RetroArch 1.8.6. Conforme o relatório de progresso principal acima mencionado, o RetroArch 1.8.6 inclui pelo menos:
- PSVita obteve um núcleo do Hatari, P-UAE e Mr.Boom
- 3DS tem os núcleos Lutro, The Powder Toy, Mr. Boom, GME, VICE, ChaiLove e Atari 800 (emulador)
- Switch possui um núcleo de Flycast (emulador de Dreamcast)
- O driver do menu Ozone (a interface do usuário do Switch) recebeu algumas correções relacionadas à entrada de mouse e toque, enquanto o buffer de quadro do RGUI agora é reduzido automaticamente ao executar em resoluções muito baixas (até 256×192)
Certos emuladores como o PPSSPP geram saves states bastante grandes e, se você tiver alguns deles, pode ser um problema se estiver usando um pequeno SSD ou uma unidade sem muito armazenamento |
- Várias melhorias nas listas de reprodução, incluindo:
- Evitando redundância ao manipular conteúdo M3U, removendo entradas inúteis geradas pelo scanner de conteúdo manual
- O tratamento de listas de reprodução "quebradas" agora é melhor
- É possível fazer a classificação alfabética em uma base por lista de reprodução
- Foi corrigido um problema no iOS/tvOS no qual o áudio parava completamente se alguém reproduz o áudio de outros aplicativos através do Centro de Controle ou se foi interrompido por uma ligação telefônica
- Algumas melhorias no driver do shader OpenGL Core e, agora, os arquivos de configuração são gravados no disco apenas se alguém alterar uma configuração que leva à execução de menos E/S de Disco
- Outras melhorias técnicas e mais específicas que podem ser lidas no tópico de lançamento do RetroArch abaixo
Você pode ler mais sobre o RetroArch 1.8.6 e o que ele traz lendo sua publicação de lançamento. Para pegar o RetroArch 1.8.6, siga este link e selecione a plataforma de sua escolha. O desenvolvimento do RetroArch pode ser apoiado por meio do Patreon ou GitHub Sponsors.
FONTE: Wololo
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