sábado, 22 de maio de 2021

A Apple está supostamente trabalhando em um console híbrido no estilo Nintendo Switch


Caso você não tenha notado, a Apple é uma empresa muito grande. A receita da empresa em 2020 foi de espantosos 274,5 bilhões de dólares, e acredita-se que haja atualmente 1,65 bilhão de produtos Apple em uso ativo em todo o mundo.
É surpreendente, então, que além do console malfadado Apple Pippin - uma colaboração com a empresa japonesa Bandai do início dos anos 90 que quebrou e falhou espetacularmente - a empresa com sede em Cupertino não fez qualquer incursão séria no mundo dos hardware de videogames. Claro, tem interesse no lado do software - o Apple Arcade é a última tentativa de atrair os jogadores para seus produtos - mas a Apple parece curiosamente relutante em entrar totalmente na arena do hardware de videogame.

No entanto, se um novo boato vindo da Coréia for verdade, isso está para mudar. O fórum coreano Clien é a fonte deste, com uma postagem afirmando que a Apple está trabalhando em um 'console híbrido' como o Switch, que será alimentado por um novo 'sistema em um chip' que não faz parte do A ou M-Series da Apple. O chip irá aparentemente mostrar "desempenho aprimorado de GPU e suporte para ray tracing" e a Ubisoft é uma das empresas consultadas sobre seu desenvolvimento.

O problema aqui é que a postagem não cita nenhuma fonte para esta informação. No entanto, isso não impediu que o boato circulasse e ganhasse crédito:


No entanto, sites como o TechRadar - que têm muito mais conhecimento sobre esse tipo de coisa - jogaram água fria nesse boato em particular. Como já esta estabelecido, a Apple não tem historicamente se interessado tanto em hardware de jogos e, em vez disso, prefere usar software de jogos para atrair os clientes a comprar outros produtos Apple - como o iPhone, iPad ou Mac.

Embora a ideia de uma empresa tão grande como a Apple entrar no mercado de jogos possa ser empolgante e trazer à mente a guerra do hardware dos anos 90, há poucos motivos para acreditar que a empresa assumiria o enorme risco financeiro envolvido. Se uma empresa como a Sony não consegue vencer a Nintendo no setor de portáteis e uma empresa como a Microsoft nem se dá ao trabalho de tentar, por que a Apple tentaria tal empreendimento?






Claro, é possível que a Apple esteja trabalhando em um novo SoC que oferece um grande impulso para os jogos, mas isso não significa que ele realmente entrará em produção; os chipsets M1X ou M2 da empresa (destinados a um futuro modelo do MacBook Pro) podem acabar fornecendo um salto semelhante quando se trata de visuais de jogos, portanto, qualquer novo SoC pode não ser necessário de qualquer maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário