quinta-feira, 27 de maio de 2021

O robusto portátil GameForce já está disponível


À medida que o sol começa a se pôr nos dispositivos com RK3326, o portátil GameForce se propõe a contrariar a tendência de clones diretos do OGA com a inclusão de alguns recursos interessantes. Já faz muito tempo, mas o GameForce finalmente chegou.

Os rumores do GameForce apareceram pela primeira vez em julho do ano passado, e seu criador Gao Feng está ativo no servidor do Discord do RG Handhelds desde então. O portátil GameForce não é feito por uma grande equipe estabelecida como Anbernic ou GPD, é principalmente a visão de um homem. Esse fato, junto com a contínua escassez de chips, explica por que demorou mais do que o esperado para ser lançado.

Quando o GameForce foi anunciado pela primeira vez, atraiu muita atenção, não apenas por causa de sua aparência impressionante, mas também porque seria o primeiro dispositivo RK3326 com uma tela de 640×480 de proporção 4:3. Quando HardKernel lançou seu Odroid-GO Advance, o curso de ação mais fácil para outros fabricantes que queriam entrar no movimento foi espelhar o hardware o mais próximo possível. A HardKernel escolheu uma proporção e resolução de tela não convencionais para o OGA, e todos os dispositivos “clone” seguiram o exemplo. Um dos objetivos de Gao Feng era desenvolver um dispositivo com uma tela mais adequada, contrariando a tendência de clones de hardware. Claro, Anbernic acabou vencendo-o com seu RG351V - mas dando crédito onde o crédito é devido, Gao foi o primeiro a começar a trabalhar.

RECURSOS

RGB

Além da escolha do LCD, em comparação com muitos outros dispositivos RK3326, o portátil GameForce tem algumas adições interessantes. Pela primeira vez em qualquer portátil que conhecido, todos os controles são iluminados por LEDs RGB. O sistema operacional padrão tem a capacidade de alterar as cores da luz de fundo ou de desligá-las completamente. Pelo que parece, as luzes de fundo foram mais uma dor de cabeça do que a implementação esperada - mas elas estão lá e funcionam.

Dependendo da cor do seu dispositivo, algumas cores vazam pelo plástico. O vermelho fica bem na unidade verde, enquanto o azul aparentemente funciona melhor na versão leite. Se isso incomoda você, alguma fita dentro da carcaça provavelmente consertará.

Há também uma luz de carga laranja na parte inferior direita do direcional e um LED de status na parte inferior esquerda do ABXY. Não se sabe a finalidade desse LED de status e, por padrão, ele pisca no modo de "pulsação". As configurações do EmuELEC permitem que você configure para sempre ligado, pulsação ou sempre desligado.

WIFI/BLUETOOTH

A inclusão de WiFi funcional também é outro recurso bem-vindo do GameForce. Embora seja limitado apenas a redes de 2,4 GHz, é estável e rápido com um alcance decente. Ele não sofre de nenhum dos problemas de interferência que afetaram alguns dos dispositivos da Anbernic no passado. O WiFi permite que você use Retro Achievements se você gostar, e transfira facilmente ROMs de seu PC sem fio via WinSCP ou FileZilla. Basta conectar seu dispositivo ao WiFi e usar root/emuelec como nome de usuário e senha para a conexão SFTP. De lá, você pode arrastar e soltar o quanto quiser. O chip sem fio dentro do GameForce também é habilitado para Bluetooth, mas ainda não há um driver funcionando para ele. Se isso for implementado, deve ser possível emparelhar controles externos ao dispositivo para jogos com vários jogadores.

AUTO-FALANTES

O dispositivo portátil GameForce tem dois alto-falantes frontais colocados em cada lado do LCD na parte superior. Este posicionamento faz mais sentido do que na parte traseira ou inferior e, em condições normais de jogo, você nunca os cobrirá acidentalmente. Eles não são muito altos, mas são altos o suficiente e a qualidade do som é boa para seu tamanho.

BATERIA

Uma bateria de 3000mAh fornece entre 3 e 4 horas de jogo dependendo do uso. A corrente de carga parece lenta, mas aparentemente o gerenciamento de energia é o mesmo em todos os dispositivos RK3326. Existem 2 motores de vibração dentro do GameForce, mas ainda está pra encontrar um jogo que realmente os suporte. Pode ser que o driver não esteja ainda implementado.

ARMAZENAMENTO

Todo o armazenamento é feito por meio de um único cartão microSD. É importante notar que você fornecerá o seu próprio, já que não é fornecido com um. Dá pra entender por que eles seguiram esse caminho, parece que a maioria das pessoas os substitui por seus próprios cartões de qualquer maneira. O GameForce aparentemente pode suportar um cartão de até 512 GB.

EMUELEC OS

EmuELEC é o sistema escolhido para o portátil GameForce, e outro grande bônus para este dispositivo é que ele tem suporte oficial diretamente do desenvolvedor do EmuELEC shantigilbert. Shanti é o desenvolvedor que também suporta o Odroid-GO Advance, e se você checar seu GitHub você encontrará compilações feitas especificamente para o GameForce agora também. Uma das maiores reclamações com os dispositivos Anbernic é a construção de estoque do EmuELEC mal implementada, portanto, ter suporte oficial para este portátil é um grande benefício para todos.

Um botão Home dedicado fica no meio da parte inferior do dispositivo e fornece uma tecla de atalho facilmente identificável para uma infinidade de atalhos dentro do sistema operacional. Usados ​​em combinação com o botão Home, estes são os seguintes atalhos que encontrados. Esses atalhos fazem coisas diferentes quando estão nos menus.

O GameForce também suporta atualizações OTA.

  • B = Reinicia o jogo
  • X = Configurações do Retroarch
  • Direcional pra cima/baixo = Volume
  • Direcional pra esquerda/direita = Mudança de slot de save
  • R1 = Save state
  • R2 = Avanço rápido
  • 1 = Load state
  • 2 = Alternar fps
  • Start = Sair

QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO

Fabricantes como Anbernic e GPD estão criando dispositivos que quase rivalizam com os da Nintendo em termos de qualidade de construção. Mas se você pensar em alguns de seus dispositivos de alguns anos atrás (RG300, RS-97, GPD G5A, por exemplo), trata-se da qualidade de fabricação que o Gao Feng alcançou com o GameForce. Não há nada em particular que esteja errado com ele, mas não tem o mesmo nível de sutileza com que você está acostumado.

Para ser claro, o dispositivo é sólido e a moldura de plástico apresenta costuras perfeitamente niveladas. Existem alguns sinais de que este é o primeiro dispositivo do Gao - e tudo bem. Por exemplo, o acabamento da unidade verde é muito fosco. Isso é ótimo em alguns aspectos, porque é quase impossível deixar marcas de gordura nele. Nada aparece, ele rejeita ativamente as impressões digitais. Mas, por outro lado, parece meio incomum, quase como giz ao toque. Pode ser algo para estar ciente.

CONTROLES

DIRECIONAL

O direcional passou por algumas revisões desde que as primeiras unidades de protótipo foram enviadas. A implementação parece diferente do direcional da Anbernic. Não é tão rígido e tem um pivô mais raso. É responsivo e não é sensível demais. Também é de bom tamanho e é curvado para cima em direção a cada borda, o que o torna muito confortável de usar.

ANALÓGICOS

Os analógicos são bastões genéricos da marca ALPS com tampas côncavas levemente emborrachadas. Eles fazem o trabalho e são bons e suaves, mas a amplitude física de movimento poderia ser um pouco mais ampla. Não há função L3/R3 nesses analógicos. É possível fazer uma substituição para os do PS Vita, e Jutleys do rghandhelds.com fez exatamente isso em sua unidade (imagem).

    

ABXY

Os botões ABXY são menores do que de costume e se projetam um pouco longe da carcaça. Eles estão bem, mas parecem um pouco piegas. Eles também precisariam ser rebaixados cerca de um milímetro mais para dentro da carcaça. Não há problemas com a capacidade de resposta deles. Isso seria normalmente garantido, mas alguns portáteis anteriores de outros fabricantes ensinaram a não fazer isso.

BOTÕES DE OMBRO

Os botões de ombro são um dos mais confortáveis em um portátil. Botões de ombro geralmente são o motivo de cãibras, mas estão configurados perfeitamente. L1 e R1 podem ser empurrados com segurança em qualquer lugar, desde os cantos arredondados até a borda interna, usando o meio do dedo indicador. As pontas dos seus dedos descansam naturalmente em L2/R2, que são propositalmente ajustados em torno de um milímetro acima de L1/R1. No geral, o GameForce é muito confortável para jogar por longos períodos.

LCD

O LCD é o principal motivo para escolher o portátil GameForce em vez da maioria dos outros dispositivos RK3326. A proporção de aspecto 4:3 é muito mais sensível para a maioria dos sistemas que pode emular. Ele fornece uma imagem em escala inteira quase em tela inteira para uma grande seleção de sistemas. Embora não seja ótimo para GBA, ter uma resolução de 640×480 parece muito melhor do que 320×240 em telas do mesmo tamanho. Não há realmente uma solução perfeita para atender a todos os sistemas, mas em um dispositivo desse preço 4:3 640×480 é a melhor escolha.

Não há OCA laminado no portátil GameForce e você pode ver que a tela está embutida alguns milímetros abaixo da lente de vidro. No entanto, a clareza e os ângulos de visão são excelentes e o próprio LCD é bastante brilhante. Também não há vazamento de luz perceptível neste dispositivo.

O texto na lente da tela foi feito intencionalmente para se parecer com o do Neo Geo Pocket Color. Uma decisão consciente baseada no amor dos designers pelo sistema. Porém algumas pessoas se distraem com molduras de texto. Muitas pessoas odiavam o logotipo laranja da Anbernic no RG350.

DESIGN

Ousado e feio para alguns, agradavelmente robusto e nostálgico para outros, as opiniões sobre seu design são certamente polarizadas. Lembra carinhosamente a era NGPC e GBA.

O design do GameForce é grande, robusto e tem uma estética decididamente do início dos anos 2000. Ele vem em uma escolha de duas cores descaradamente brilhantes, e uma versão "leitosa" também, se você gostar. Um preto poderia ter sido uma boa ideia. Embora alguns de seus concorrentes tenham uma abordagem mais séria em seu design, há algo a ser dito sobre a aparência quase de desenho animado do GameForce.

Os “mamilos” incomuns na parte inferior fornecem um local de descanso super confortável para o seu dedo médio. Esses mamilos eram uma escolha de design arrojada e parece tolo a primeira vista. Mas há uma razão pela qual eles estão lá e é o conforto de longo prazo. Quer você ame ou odeie o design, você não odiará suas mãos depois de algumas horas de jogo. Talvez alguns tampões de borracha para preencher esses buracos poderiam ter feito isso parecer menos estranho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O RK3326 fez seu caminho em portáteis acessíveis no início de 2020 e, desde então, tem havido um monte deles. Os melhores do grupo antes do GameForce carecem de pelo menos uma coisa que o GameForce tem. WiFi funcional, um LCD sensível, dois analógicos e suporte oficial a EmuELEC. O RG351V é o concorrente mais próximo neste grupo, e se você está atrás de um portátil alimentado por RK3326 hoje, a melhor escolha seria definitivamente entre ele ou o GameForce. Se dois analógicos e suporte oficial são importantes para você, é o GameForce.

Pode ser que esteja à beira de entrar no mercado de portáteis mais potentes, mas agora o portátil GameForce é uma escolha muito decente se você puder olhar além da execução um pouco menos que perfeita e do design retroativo. Você pode comprar o GameForce no link abaixo por $ 95 (R$ 503) mais o frete agora mesmo.

GameForce - GameForce.fun

O link acima oferece suporte aos desenvolvedores do EmuELEC e ajuda a financiar o desenvolvimento contínuo do sistema operacional.

FONTE: Obscure Handhelds

Nenhum comentário:

Postar um comentário