sábado, 29 de maio de 2021

Valve estaria trabalhando em um PC portátil para jogos "tipo Switch"


A um tempo atrás, a Valve lançou sua tentativa de emplacar no mercado de hardware através das Steam Machines, porém não funcionou, hoje, 6 anos depois, ela parece tentar novamente agora como um portátil.

De acordo com uma "exclusiva" do Editor de Cultura Tech da Ars Technica, Sam Machkovech, a empresa de videogames para PC responsável por títulos como Counter-Strike, Portal e Dota 2 está supostamente se preparando para anunciar um dispositivo "tipo Switch".

Uma mudança recente no código do Steam refere-se a ele como "SteamPal" e segue-se à descoberta da string "Neptune Optimized Games", que começou a aparecer no código do Steam em setembro passado e foi considerado algum tipo de controle. O exclusivo da Ars Technica confirma que o SteamPal é de fato "verdadeiro" e será um PC portátil "tudo-em-um" com controles de gamepad e até mesmo uma tela sensível ao toque.

"Em outras palavras, ele se parece e funciona como um Nintendo Switch (embora sem a funcionalidade de controle removível "Joy-Con")."

As propriedades do tipo "Switch" estendem-se a uma opção de aparentemente "encaixar" o sistema em telas maiores por meio de uma porta USB Type-C.

"As propriedades do tipo Switch SteamPal do incluirão a opção de "encaixar"... Não tenho detalhes firmes sobre como exatamente essa conexão funcionará ou se a Valve tem planos para um eventual dock do SteamPal."

Quanto às especificações, o "SteamPal" supostamente será um sistema em um chip vindo da Intel ou AMD, mas não da Nvidia. E foi "construído com o Linux como um alvo provável" - para continuar o esforço da Valve para tornar sua biblioteca totalmente compatível com o sistema operacional de código aberto. A fonte também disse que há uma chance de um acordo com o Microsoft Windows.

Em termos de rumores de design do sistema, o protótipo é "bastante amplo em comparação com o Nintendo Switch", com o espaço extra usado para acomodar uma série de opções de controle.

"Não, a Valve provavelmente não está colocando um teclado QWERTY inteiro em seu sistema, mas a empresa trouxe uma gama padrão de botões e gatilhos de gamepad, junto com um par de joysticks e pelo menos um touchpad do tamanho de um polegar (além da tela sensível ao toque do dispositivo). O touchpad do SteamPal é provavelmente menor do que o par de touchpads padrão em todos os controles Steam."

O dispositivo também deve ter um direcional, mas como ainda está em estágio de protótipo, todo o kit está sujeito a alterações. Outros detalhes como tamanho da bateria, capacidade de armazenamento, custo ou se a Valve lançará vários SKUs também permanecem desconhecidos.

O autor assina com a seguinte linha, reafirmando a existência do dispositivo e sugerindo que a Valve poderia mudar de ideia a qualquer momento devido à sua história passada.

"Posso confirmar a existência e o desenvolvimento do dispositivo, e posso apontar para as dicas muito fortes de Newell de que algo relacionado ao console será anunciado no final deste ano, mas a Valve ainda está em posição de mudar as engrenagens (trocadilho intencional) a qualquer momento. A empresa poderia atrasar ou cancelar totalmente este projeto de PC de jogos portátil por uma série de razões. Como aprendemos em um relatório massivo de 2020 sobre o desenvolvimento de Half-Life: Alyx, a Valve adora criar, incubar e então cancelar coisas."

FONTE: Nintendo Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário