quarta-feira, 21 de julho de 2021

Nintendo anuncia o Modelo OLED do Nintendo Switch


Depois de anos de rumores e especulações, a Nintendo finalmente revelou seu sistema Switch revisado e atualizado. Apresentando o modelo OLED do Nintendo Switch, com lançamento no dia 8 de outubro (no Brasil será em 2022).


O novo sistema contará com uma tela maior OLED de 7 polegadas (o console padrão tem uma tela LCD de 6,2 polegadas), um novo suporte mais amplo, áudio aprimorado por meio de novos alto-falantes embutidos, uma porta LAN na dock e 64 GB internos de armazenamento (o dobro dos 32 GB do modelo padrão). Ele também vem em uma nova variante de cor atraente, como você pode ver acima.

No entanto, parece ter ficado aquém do hype em torno do suposto Switch Pro, oferecendo uma imagem 720p em sua tela e uma imagem 1080p quando encaixado e reproduzido em sua TV. A Nintendo confirmou que a CPU e a RAM permanecem inalteradas quando comparadas ao modelo do Switch original.

A Nintendo confirmou um preço do Switch OLED de $ 349,99 (R$ 1838) na América do Norte, o preço no Brasil ainda não foi divulgado, mas é provável que seja R$ 3300 baseando-se no preço oficial do Switch padrão. As pré-encomendas estão ativas agora.

Detalhes

Aqui estão os detalhes completos do marketing oficial da Nintendo:

Nintendo Switch (modelo OLED) tem um tamanho geral semelhante ao sistema Nintendo Switch, mas com uma tela OLED maior de 7 polegadas e vibrante com cores vivas e contraste nítido. O Nintendo Switch (modelo OLED) também possui um amplo suporte ajustável para o modo de mesa, uma nova dock com uma porta LAN com fio, 64 GB de armazenamento interno e áudio aprimorado para jogatina portátil e de mesa. Assim como o Nintendo Switch, o Nintendo Switch (modelo OLED) permite que os jogadores joguem na TV e compartilhem os controles removíveis Joy-Con para uma diversão multijogador pronta para usar. E tal como o Nintendo Switch e o Nintendo Switch Lite, com o Nintendo Switch (modelo OLED), o console pode ser levado em viagem para desfrutar da sua versatilidade de jogar em qualquer lugar. Uma maleta de transporte e um conjunto de protetor de tela para o Nintendo Switch (modelo OLED) também estarão disponíveis.

O Nintendo Switch (modelo OLED) permitirá que os jogadores experimentem melhorias em todos os três modos de jogo:

Modo TV: Coloque o sistema Nintendo Switch (modelo OLED) no dock para jogar jogos de Nintendo Switch na TV. Ao usar a porta LAN com fio integrada, os jogadores podem desfrutar de outra maneira de se conectar online no modo TV.

Modo de mesa: Vire o suporte na parte de trás do sistema e use a tela do sistema para jogar jogos multijogador usando dois controles Joy-Con prontos para uso. Um amplo suporte ajustável proporciona uma base sólida e robusta. Ele permite que os jogadores inclinem livremente o sistema e ajustem o ângulo de visão, para que seja mais fácil ver a tela.

Modo portátil: Os jogadores podem levar o sistema aonde quer que vão no modo portátil e jogar multijogador local ou online com amigos. A tela OLED de 7 polegadas do sistema oferece cores vivas e contraste nítido.

Quando o sistema for lançado, ele virá em duas opções de cores:

- Conjunto Nintendo Switch (modelo OLED) branco, que possui controles Joy-Con brancos, uma unidade principal preta e uma dock branca.

- Conjunto Nintendo Switch (modelo OLED) vermelho neon/azul neon, que apresenta controles Joy-Con em vermelho neon e azul neon, uma unidade principal preta e uma dock preta.


Todos os Joy-Con lançados anteriormente para Nintendo Switch são compatíveis com este novo modelo. Além disso, Nintendo Switch (modelo OLED) é compatível com a biblioteca completa de jogos do Nintendo Switch.

Houveram rumores de um 'Switch Pro' pela primeira vez em janeiro de 2019, com várias fontes acreditando que esse console estava prestes a vir. Parece que as principais atualizações aqui são a tela OLED de 7 polegadas, alto-falantes aprimorados e uma porta LAN na dock, ao invés de qualquer potência extra.

Talvez o enorme sucesso do modelo básico, a surpresa da pandemia e qualquer outro número de fatores que você queira adicionar tenham atrasado este anúncio, mas aqui esta um novo console a caminho.

Você deveria comprar um, entretanto? Se você não tiver um Switch ainda ou já tiver a muito tempo e a tela for muito importante pra você, provavelmente sim.

Tela

Como o nome sugere, a tela é realmente o principal motivo para ficar entusiasmado com este modelo revisado, e se você não está animado com isso, então seria melhor continuar com seu console existente - até mesmo os funcionários da Nintendo estão dizendo isso.

Aqui estão os fatos brutos sobre a tela do modelo Switch OLED e como ela se compara a outros membros da família Switch:

  • O novo console Nintendo Switch OLED tem uma tela de toque capacitiva OLED multitoque de 7 polegadas com resolução de 1280x720p
  • O console Nintendo Switch padrão tem uma tela de toque capacitiva LCD multitoque de 6,2 polegadas com resolução de 1280x720p
  • O portátil Nintendo Switch Lite possui uma tela de toque capacitiva LCD multitoque de 5,5 polegadas com resolução de 1280x720p

Simplificando, o OLED oferece iluminação por pixel, o que significa que cada pixel na tela pode ser iluminado individualmente. Por outro lado, as telas de LCD dependem da iluminação maior de backlights, o que pode resultar em derramamento de luz e áreas escuras da tela que aparecem 'cinza' em vez de pretas - pense em como a tela 'preta' iluminada fica em seu switch quando você o liga pela primeira vez .

Portanto, graças à iluminação localizada que a tecnologia OLED oferece, a tela do novo modelo Switch OLED terá pretos mais profundos, melhor contraste e uma aparência mais vibrante sobre as versões LCD.

O OLED também pode oferecer benefícios em termos de vida útil da bateria - nenhuma energia é 'desperdiçada' iluminando áreas da tela que não deveriam ser iluminadas, então as telas OLED são mais eficientes em termos de energia. A Nintendo está aparentemente usando a mesma bateria para o novo modelo (bateria de íon de lítio/4310mAh) e as estimativas de seu fabricante para a vida útil da bateria no novo modelo do Switch OLED são idênticas às do Switch padrão - 4,5 a 9 horas dependendo de fatores como o jogo que você está jogando, brilho da tela e conectividade sem fio.

Agora, o novo Switch tem uma tela maior que consumirá mais energia e, de acordo com as estimativas da Nintendo, a economia feita com a eficiência do OLED será comida pelos 0,8 polegadas extras da nova tela. No entanto, é possível que a Nintendo esteja sendo conservadora aqui e poderá se ver algumas melhorias modestas em termos de duração da bateria. Sem promessas, no entanto.

Joy-Con

A Nintendo já confirmou que os Joy-Cons que vem com o modelo OLED são iguais aos Joy-Cons padrão, então você poderá usá-los com sistemas Switch mais antigos - bem como usar seu Joy-Con existente com o novo modelo. Parece que não há melhorias ou acréscimos a estes Joy-Con, além de serem brancos - então aqueles que esperam por uma correção de hardware para o 'Joy-Con drift' podem ficar desapontados.

Dock

O modelo OLED também possui uma dock redesenhada, que vem com uma porta LAN integrada para que você possa desfrutar de jogos sem fio de baixa latência. Como é o caso do Joy-Con, esta dock também é compatível com o Switch original.

Você poderá comprar o dock separadamente, mas apenas na loja online da Nintendo.

Embalagens


É importante notar que o modelo Switch OLED está recebendo sua própria maleta de transporte, embora, na realidade, seja muito semelhante às anteriores maletas de transporte oficiais do Switch - apenas em uma cor ligeiramente diferente. Ele vem com alguns protetores de tela, no entanto!

Especificações Técnicas

Tamanho 10,16cm de altura, 24,13cm de cumprimento e 1,3cm de espessura (com os Joy-Con acoplados)
Peso

Aproximadamente 322g

(Aproximadamente 421g com os Joy-Con acoplados)

Tela Tela de toque capacitiva multitoque/OLED de 7,0 polegadas/1280x720
CPU/GPU NVIDIA Custom Tegra
Armazenamento

64 GB

Expansível com microSDHC ou microSDXC de até 2TB (vendido separadamente).

Conexão Sem-fio Wi-Fi (IEEE 802.11 a/b/g/n/ac compliant)/Bluetooth 4.1
Saída de vídeo

Até 1080p via HDMI na TV

Até 720p na Tela para os modos Portátil e Semi-Portátil

Saída de áudio

Compatível com saída PCM Linear de 5.1 canais

Saída via HDMI no modo TV

Alto-falantes Estéreo
Botões Liga e desliga/ Volume
Conector USB

USB Tipo-C

Utilizado para recarga do Nintendo Switch via Dock.

Entrada de fone de ouvido/microfone 3.5mm 4-pole estereo (padrão CTIA)
Slot para jogos Cartões de Jogos Nintendo Switch
Slot para cartão microSD

Compatível com microSD, microSDHC e microSDXC

*Assim que o cartão microSDXC for inserido, será necessária uma atualização do sistema. É necessária uma conexão com a Internet para realizar esta atualização do sistema.

Sensor Acelerômetro, giroscópio e sensor de brilho
Ambiente operacional 5-35 ºC/20-80% de umidade
Bateria interna Bateria de íon-lítio/4310mAh
Duração da bateria

Aproximadamente 4,5 – 9 horas

A duração da bateria dependerá dos jogos que você joga. Por exemplo, a bateria vai durar aproximadamente 5,5 horas para The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Tempo de carregamento

Aproximadamente 3 horas

*Ao carregar enquanto o hardware está no modo de espera


Jogos e Switch Online

A Nintendo construiu uma biblioteca impressionante de jogos para o Switch desde 2017 e, felizmente, todos esses jogos poderão ser reproduzidos no Switch OLED. Se você está procurando algo para jogar no novo sistema, há muito por onde escolher.

Nintendo Switch Online é o serviço de assinatura da empresa que permite jogar online em jogos com esse modo e também oferece acesso a uma variedade de jogos de NES e SNES. Jogos multijogador online como Tetris 99 e Pac-Man 99 também estão disponíveis para jogar sem custo extra para assinantes do NSO, e este serviço está disponível no Switch OLED assim como nos outros consoles do Switch.

Então, o que aconteceu com o Switch Pro?

Alguns dos rumores ditos no ano passado aconteceram no modelo Switch OLED, incluindo uma tela melhor, suporte aprimorado e a inclusão de uma porta LAN na dock. No entanto, a saída 4K está longe de ser vista e não há aumento de potência no hardware também. Isso significa que o Switch Pro não está chegando?

De acordo com Jeff Grubb da VentureBeat, 2022 é o ano para um Switch 'atualizado':

A Nintendo está, é claro, trabalhando em um novo hardware o tempo todo, e pode ser que os rumores do Switch Pro estejam ligados a outro trabalho de desenvolvimento de produto, que será revelado no devido tempo. Ou a Nintendo pode ter atrasado o Switch Pro devido a eventos recentes, como a pandemia de COVID-19 e a escassez de componentes. Pode até ter engavetado planos para um Switch Pro inteiramente - embora, como Grubb aponta, esta é a empresa que lançou seis variantes do 3DS, então parece altamente provável que haverá pelo menos mais um modelo 'aprimorado' na plenitude do tempo.

FONTE: Nintendo Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário