segunda-feira, 19 de julho de 2021

VitaQuakeIII 1.0 é lançado pro PSVita


Como dito anteriormente, o desenvolvedor Rinnegatamante lançou uma atualização para VitaQuakeIII, seu port de Quake 3 no PSVita.

O que há de novo no Vita Quake 3?

Rinnegatamante implementou suporte a multitextura e combinador de textura (GL_COMBINE). De acordo com o desenvolvedor, isso permitiu usar o código de sombreamento original do Quake3 (que usa multitexturização), o que melhora o desempenho e corrige algumas falhas. Confira o vídeo abaixo



Log de alterações (v.1.0):

  • Atualizado para o uso mais recente do vitaGL.
  • Atualizado para o uso do GCC10.
  • Uso de multitexturização habilitado (grande aumento de desempenho).
  • Uso de compressão de textura habilitado.
  • Luzes dinâmicas corrigidas, agora elas são renderizadas corretamente (r_dynamiclight).
  • Removido o núcleo do Urban Terror (muito pesado para o PSVita).
  • Correção de várias falhas relacionadas ao renderizador (por exemplo: névoa não renderiza corretamente em alguns mapas).
  • Correção de portais e renderização de espelhos (r_noportals).

Você pode baixar o VitaQuakeIII aqui.

Observe também que você precisará de um PS Vita desbloqueado para rodar o VitaQuakeIII.


Como habilitar luzes dinâmicas e mipmaps:

Se você costumava jogar o vitaQuakeIII antes do lançamento da v.1.0, provavelmente desabilitou esses dois recursos em seus arquivos de configuração. Para habilitá-los, edite o arquivo baseq3/q3config:

r_dynamiclight de 0 pra 1

r_textureMode de GL_LINEAR para GL_LINEAR_MIPMAP_LINEAR ou GL_LINEAR_MIPMAP_NEAREST

FONTE: Wololo

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