segunda-feira, 5 de julho de 2021

re3 e reVC (implementações de GTA com engenharia reversa) estão de volta ao GitHub após contra notificação DCMA


O Torrenfreak informou que as versões de engenharia reversa de GTA III e GTA Vice City estão de volta ao GitHub, seguindo uma contra notificação DMCA pelos desenvolvedores.

Aviso de DMCA da Take Two em fevereiro, vários proprietários dos forks disputam a reivindicação

Em fevereiro, a Take Two e Rockstar retiraram o projeto re3 do GitHub com uma declaração DMCA. Não só o projeto re3 foi retirado, mas também a maioria de seus forks (o que faz sentido).

Vários desenvolvedores dos forks contestaram o aviso DMCA alguns meses atrás, enviando suas próprias contra notificações para o GitHub, incluindo para o port do Nintendo Switch.

Esses forks foram reinstalados posteriormente. Isso não significa que o GitHub tomou o partido desses desenvolvedores ou que a Take Two desistiu de derrubá-lo, mas é um requisito legal: “De acordo com o DMCA, o GitHub é obrigado a restaurar o código após 14 dias, a menos que os direitos autorais titulares abram processo ”, diz o torrentfreak.

Os desenvolvedores do re3 registram sua própria contra notificação, colocam seu código online novamente em junho

O sucesso inicial de colocar esses forks de volta online aparentemente motivou os desenvolvedores originais do re3 a enviar sua própria contra notificação em junho. Depois que 14 dias se passaram e a Take Two não respondeu com um processo (o que seria o próximo passo legal), o GitHub teve que colocar o código de volta alguns dias atrás.

Novamente, isso não significa que a Take Two desistiu ou que o GitHub escolheu um lado. No entanto, isso significa que o código está de volta por enquanto. No momento da postagem, parecia que todas os forks mencionados no aviso DMCA original da Take Two estavam de volta ao GitHub.

Os desenvolvedores do projeto re3 acreditam firmemente que o re3 se classifica como fair use sob a lei dos EUA. Eles dizem ao torrentfreak:

“Afirmamos que nosso projeto se enquadra no fair use: nosso objetivo claramente não é pirataria ou qualquer coisa, já que você ainda precisa do jogo original. Em vez disso, queremos cuidar do jogo, consertando-o, aprimorando-o e trazendo-o para novas plataformas. Isso fez com que muitas pessoas comprassem ou recomprassem o jogo da Take-Two, então não é como se estivessem perdendo dinheiro, muito pelo contrário ”

re3 - O que vem a seguir?

Por enquanto, você ainda pode desfrutar do port do Vita do GTA III, bem como da versão do Nintendo Switch, se você tiver um desses dois consoles e ele estiver desbloqueado. Mesmo quando aqueles foram retirados do GitHub, várias versões compiladas ainda estavam circulando desde então (é importante notar que você não pode jogar o jogo sem os recursos que só podem ser encontrados se você possuir o jogo original)

Resta saber se a Take Two tomará medidas legais mais severas ou evitará manchar sua imagem.

FONTE: Wololo

Nenhum comentário:

Postar um comentário