sábado, 27 de fevereiro de 2021

O PocketGO S30 tenta manter as coisas simples


Quando os rumores do PocketGO S30 começaram, era para ser outro dispositivo clone do OGA com chip RK3326. Eles até foram com a mesma tela de proporção 3:2 480×320 em preparação. Mas a equipe do BittBoy/PocketGO não gosta do EmuELEC, pois pode ser difícil de lidar. Em algum ponto, eles decidiram tentar manter as coisas simples, indo em uma direção diferente, embora por qualquer motivo (possivelmente o preço) também optassem por um hardware diferente.

Definitivamente, há um equilíbrio a ser alcançado. Olhando nos grupos do Facebook, você frequentemente encontrará pessoas que estão frustradas com a dificuldade de configurar o EmuELEC ou de fazer vários jogos portados rodarem no OpenDingux. Tente imaginar o volume de e-mails que os fornecedores devem receber de pessoas querendo saber como fazer seu jogo funcionar. É fácil ver por que alguns fornecedores preferem dispositivos diretos do tipo “pegue e jogue” para seus clientes.

O S30 é uma espécie de meio termo entre as máquinas mais simples e os portáteis mais complexos e poderosos que oferecem mais personalização. A equipe atingiu seu objetivo?

QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO

Conforme mencionado anteriormente sobre o S30, o design é muito emprestado do controle 8BitDo SN30. Na verdade, a mesma empresa de design (GWOWO) está por trás do design do S30. Pelo que parece, a 8BitDo não ficou muito feliz quando soube que este portátil tinha o nome SN30, por isso foi alterado para S30 antes do lançamento.

Não há muito o que reclamar na sua construção. O plástico é bastante espesso e tem um belo acabamento de textura fosca. A carcaça é muito bem moldada e todas as bordas ficam perfeitamente alinhadas.

No geral, a qualidade da construção é provavelmente a melhor que a equipe BittBoy/PocketGO já lançou.

CONTROLES

O direcional e os botões parecem OK. O direcional definitivamente precisa de algumas melhorias. De qualquer forma, o direcional da Anbernic ainda é melhor.

Os botões de ombro inferiores parecem um pouco estranhos, eles meio que giram no eixo vertical ao invés de pressionados para dentro do dispositivo. Quando pressionados, eles expõem uma lacuna na carcaça que significa que você pode ver o interior. Um design realmente estranho, mas funciona.

Os botões de borracha Start e Select ficam um pouco distantes da carcaça em comparação com o ABXY, mas eles realmente não atrapalham e são bastante rígidos, então provavelmente você não os apertará acidentalmente.

O único analógico fica perfeitamente sob o direcional e é bom o suficiente. Não está mapeado para o direcional ou qualquer coisa boba e clica quando empurrado para baixo. Há uma tampa de borracha na parte superior, que talvez que possa ser trocada pelo os do Switch, pois o design é o mesmo.


O dispositivo não é tão confortável para mãos grandes, você não pode envolvê-lo com os dedos porque as pontas dos dedos ultrapassarão os botões do ombro facilmente.

LCD

Telas IPS com amplos ângulos de visão e uma imagem vibrante e colorida são comuns atualmente, e o S30 tem exatamente esse tipo de tela. Dito isto, as telas laminadas também estão se tornando a norma graças a Anbernic, mas o S30 não tem esse luxo. O portátil pode ter um pequeno vazamento de luz em torno de algumas bordas, mas é muito fraco.

Tal como acontece com a maioria dos portáteis atuais de chip RK3326, o S30 tem uma tela de 480×320 com proporção 3:2. Se o GBA é o seu portátil favorito, vai ficar feliz porque ele é a combinação perfeita. É uma resolução estranha para muitos outros sistemas, e na verdade eles bagunçaram o dimensionamento para o GBA apesar de terem o LCD perfeito. Mais sobre isso mais tarde.

DESEMPENHO

O PocketGO S30 aloja a CPU quad core AllWinner A33 de 1,3 Ghz e 512 MB de RAM. É um chip antigo de cerca de 2014 e você ainda pode encontrar tablets e TV sticks baratos executando o Android 4.4 no mesmo hardware. Seu desempenho é muito melhor que o do JZ4770 (pense no RG350 etc), mas não tão bom quanto o do RK3326 (OGA, RG351P etc). É um meio-termo estranho que realmente deveria estar deixando para trás agora, mas é um chip barato e capaz de rodar confortavelmente muitos sistemas mais antigos, bem como alguns mais novos.

Comparado com o Ingenic JZ4770, ele abre as portas para algumas emulações de Dreamcast, N64 e PSP. Uma analogia mais precisa pode ser que ele abra a porta e espreita. Você precisará estar muito aberto à ideia de que seu jogo favorito não funcionará bem ou não funcionará. O desempenho desses sistemas é instantâneo. Na verdade, apesar do N64 ser mostrado como uma opção em alguns vídeos promocionais, o emulador está ausente do firmware padrão aparentemente devido a problemas de desempenho.

Soul Calibur tendo problemas no núcleo do FlyCast.

A duração da bateria do PocketGO S30 é muito boa, melhor do que qualquer um dos portáteis de chip RK3326. Claro que depende de quais emuladores você passa a maior parte do tempo, mas você não ficará desapontado. Aproximadamente de 4 a 6 horas, dependendo do uso.

SISTEMA OPERACIONAL PADRÃO

O firmware padrão e a forma como está configurado mostram a simplicidade que a equipe do PocketGO queria deste portátil. Dado que o sistema operacional do S30 é baseado em Linux e contém um cartão microSD, você seria perdoado por esperar que ele fosse configurado da mesma maneira que outros dispositivos portáteis baseados em Linux. Na verdade, não é o mesmo. O kernel está contido em um chip soldado à placa-mãe, ao invés do próprio cartão SD. Atualmente, ele está inacessível para os usuários.

Isso significa que o cartão microSD é totalmente legível no Windows, sem partições ocultas. Infelizmente, isso também significa que o kernel e sua configuração ainda não são facilmente acessados ​​ou atualizados. O cartão SD contém os emuladores e núcleos, a GUI e as ROMs, junto com alguns outros bits e peças. Você também pode acessar todo esse conteúdo apenas conectando o dispositivo ao PC. Isso torna a vida muito mais fácil. Infelizmente, existem alguns problemas com a forma como o sistema padrão é configurado.

Alguns dos emuladores já são muito bem conhecidos. Um dos dois emuladores de GBA incluídos é o gpSP, mas foi portado para o sistema de tal forma que o dimensionamento é totalmente confuso. Lembre-se de que a relação de aspecto e a resolução do S30 são literalmente perfeitas para o dimensionamento inteiro em 4x do GBA. Eles realmente bagunçaram tudo. SNES e Mega Drive também estão dimensionados incorretamente. É como se eles pegassem emuladores para uma tela de 320×240 e apenas os esticassem para caber em 480×320. É muito óbvio e fica horrível. Verifique o texto na parte inferior da tela. O S30 superior está rodando o gpSP padrão e a segunda máquina está rodando o núcleo mGBA no RetroArch.

Os emuladores padrões são os seguintes. Tenha em mente que as anotações na coluna de notas não estão relacionadas ao desempenho. Elas se relacionam apenas a métodos de dimensionamento e configurações do emulador.

Sistema Emulador Notas
Mega Drive PicoDrive 1.93 Dimensionamento ruim
Super Nintendo Snes9x4D Dimensionamento ruim
PC Engine Temper v1.24.2 Dimensionamento ruim, possível de corrigir até certo ponto nas configurações
WonderSwan Color ? O botão liga/desliga fecha o emulador em vez de exibir as configurações
Dreamcast núcleo FlyCast Sem configurações
Final Burn Alpha FBNeo Sem configurações
NES FCEUX Dimensionamento ruim
Game Boy Color Gambatte Dimensionamento ruim
Game Boy Advance gpSP Dimensionamento ruim
Game Boy Advance núcleo mGBA Dimensionamento parece OK/Sem configurações
MAME núcleo MAME 2003 Dimensionamento ruim/Sem configurações
Neo Geo Pocket ? O botão liga/desliga fecha o emulador em vez de exibir configurações
Playstation Pcsx4All Widescreen forçado?
PSP PPSSPP Parece OK

Você notará que alguns emuladores estão rodando em núcleos do RetroArch. Eles têm menus de jogo muito básicos que permitem apenas fazer save/load state e são comentados como “Sem configurações”. É possível que você possa fazer ajustes editando os arquivos de configuração no cartão SD.

NOVO SISTEMA OPERACIONAL

Deixando tudo isso de lado, não demorou muito para que os desenvolvedores da comunidade começarem a corrigir esses problemas e adicionar mais funcionalidades à máquina. E como todos os bits do Linux estão guardados em um chip de memória flash interno, você pode simplesmente arrastar e soltar qualquer novo sistema operacional em seu cartão formatado em FAT32. Não se esqueça de fazer backup de suas ROMs e BIOS primeiro!

A versão do RetroArch foi atualizada do padrão de 2017, para a versão 1.9.0, que é a última versão lançada ano passado. O software atualizado para o PocketGO S30 também substitui todos os emuladores padrão com núcleos de RetroArch (na maioria) configurados corretamente. Em alguns casos, eles estão mais atualizados e proporcionarão um melhor desempenho, mas não espere milagres. Em todos os casos, tocar no botão de liga/desliga agora traz as configurações do RetroArch para cada núcleo, que você pode configurar como desejar, sem editar arquivos de texto em seu PC.

Ah, e o N64 foi adicionado de volta, embora seja muito acerto e erro agora. Por exemplo, Mario Kart 64 parece funcionar bem, mas o analógico realmente não responde, mesmo com a zona morta e as configurações de sensibilidade atualizadas. No Ridge Racer 64, o analógico funciona bem.

Você pode encontrar o software de substituição para o PocketGO S30 aqui. Essas melhorias surgiram graças ao onionsaregross do retrogamecorps e slaminger do techtoytinker, bem como Bkacjios.

CONCLUSÃO

Às vezes é difícil prever quais portáteis decolarão, mas em quase todos os casos são aqueles em que os desenvolvedores da comunidade conseguem fazer melhorias no sistema padrão. O PocketGO S30 não é exceção. O sistema padrão pode ser bom para alguns, mas a maioria das pessoas simplesmente não o toleraria. Por outro lado, o sistema operacional baseado em RetroArch é muito melhor, mas não há como negar que é complicado de configurar.

Com o RK3326 e o ​​AllWinner A33, muitos jogos de 5ª e 6ª gerações ainda representam um problema devido à falta de poder. Se uma emulação decente de SNES e PS1 e um punhado de jogos de N64, Dreamcast e PSP jogáveis ​​é tudo p que você deseja, então você tem a escolha. RK3326 lhe dará um desempenho ligeiramente melhor, a um preço mais alto. AllWinner A33 tocará nos mesmos sistemas, mas com uma compatibilidade ligeiramente inferior e por um preço menor (no caso do S30 pelo menos). Há também a preferência pessoal do sistema operacional a ser considerada.

O PocketGO S30 é um portátil bem construído e icônico com um futuro brilhante pela frente. Não é nenhuma potência, mas tem um preço a agradar. Infelizmente, a abordagem de "manter a simplicidade" realmente não funcionou neste caso, mas se você estiver disposto a sujar as mãos, pode achar que o S30 é uma escolha válida. Contanto que você possa viver sem saída HDMI e WiFi. É recomendado investir em um cartão SD maior do que o de 16 GB fornecido. Se você for muito seletivo sobre os jogos maiores que copia, pode se safar, mas o novo sistema operacional ocupa mais de 2 GB desse espaço sozinho.

PocketGO S30 - AliExpress

PocketGO S30 - RetroMimi

FONTE: Obscure Handhelds

Nenhum comentário:

Postar um comentário