quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

re3 (código-fonte aberto de engenharia reversa do GTA III/Vice City) foi retirado com aviso de DMCA


Para todos os entusiastas do PS Vita, nos últimos meses viram um fluxo incontável de lançamentos relacionados ao GTA, em particular graças aos desenvolvedores The Flow, Rinnegatamante e aap. Os três desenvolvedores lançaram recentemente os ports do Vita de vários jogos populares de GTA, como o Vice City há alguns dias. Esses ports foram baseados no código-fonte do “re3” lançado recentemente, uma versão de engenharia reversa dos binários oficiais.

Infelizmente, os aspectos legais do re3 foram nebulosos para dizer o mínimo. As pessoas originalmente por trás deste trabalho declararam no repositório do GitHub: “Não sentimos que estamos em posição de dar uma licença a este código.”

A Take Two Interactive pareceu ver isso dessa forma também e enviou um DMCA para o GitHub a fim de derrubar o repositório, bem como todos os seus derivados. Recentemente, todos os repositórios GitHub relacionados ao projeto geraram uma mensagem de erro, apontando para a solicitação DMCA. Quanto ao pedido em si, é claro:

O conteúdo dos links abaixo consiste em materiais protegidos por direitos autorais de propriedade da Take-Two. O uso de nosso conteúdo protegido por direitos autorais nesses links não é autorizado e deve ser removido imediatamente.

É possível que uma versão mais limpa do trabalho de engenharia reversa possa surgir, já que o repositório supostamente continha fontes binárias e arquivos de “história”. Indiscutivelmente, o código de engenharia reversa sozinho, sem qualquer arte/design seria legalmente mais difícil de derrubar. Mas talvez as pessoas por trás do re3 não tenham os recursos legais para lutar essa batalha de qualquer maneira.

Quanto ao impacto para a comunidade Vita: os ports já estão foram lançados e estão disponíveis, e sempre será possível encontrá-los em algum lugar, mesmo se for tomada a decisão de retirá-los de, por exemplo, do vitadb (no momento em que este artigo foi escrito, os jogos ainda estavam disponíveis no vitadb. Obtenha-os enquanto pode?). Mas se eles serão atualizados, modificados ou aprimorados no futuro é um grande ponto de interrogação.

Mais uma vez, a Take Two Interactive tem todo o direito de pedir essa remoção legalmente, mas de uma perspectiva ética, é uma pena que um console que nunca recebeu qualquer atenção da distribuidora agora possa ser afetado por tal decisão.

FONTE: Wololo

Nenhum comentário:

Postar um comentário