Após 7 meses, o pessoal do Libretro lançou a versão mais recente do RetroArch, o multi-emulador para múltiplos sistemas, além disso eles informaram que o projeto agora terá lançamentos estáveis com mais frequência.
RetroArch de volta à ação!
O RetroArch 1.9.1 chegou no fim de março e segundo seus desenvolvedores, de agora em diante, haverá lançamentos estáveis periódicos novamente para todas as plataformas.
O que resta a ser feito:
- Alguns núcleos ainda precisarão ser adicionados (principalmente núcleos que requerem compilação com CMake para iOS)
- Os binários do Windows agora ainda não estão assinados e nem codificados. Foi solicitado um certificado de assinatura de código de validação estendida que permitirá que os binários do Windows no futuro passem pelo SmartScreen sem problemas. Isso vai nos custar um bom centavo a cada ano, mas consideramos que o custo adicional vale a pena para nossos usuários. Espera-se, quando a próxima versão estável sair, esses binários estejam todos assinados, assim como os nightly.
- Por isso, esteja ciente de que, ao instalar RetroArch no Windows com o Instalador, você pode ser saudado por um filtro SmartScreen que o aplicativo não é seguro. Você pode ignorar isso com segurança.
Aqui estão alguns novos lançamentos de plataforma adicionais desde esta nova versão:
- Pela primeira vez, há nightlies e estáveis móveis para iOS (ARM64/Aarch64), tvOS e macOS.
- Pela primeira vez, há uma compilação do RetroArch compatível com Apple Silicon/Mac M1. Baixe a compilação Universal Metal se você pretende usar RetroArch em um desses novos Macs.
- Pela primeira vez, também tem uma nova versão compatível com versões anteriores do RetroArch para usuários do iOS 9. Os usuários de iOS podem escolher entre uma versão iOS 9 (que é apenas ARM de 32 bits) e uma versão iOS 11 (que é apenas ARM de 64 bits). É pretendido acompanhar isso em um futuro próximo com uma versão iOS 6.
- Pela primeira vez, as versões estáveis e nightlies do macOS são codificados e autenticados. Assim, você não precisa mais recorrer a soluções alternativas para instalá-los em seu Mac.
- Há lançamentos nightlies e estáveis para OpenDingux agora, incluindo um lançamento especial para um firmware beta. Esta versão deve ter um desempenho significativamente melhor. Os dispositivos com suporte para esta plataforma incluem (mas não estão limitados a): GCW Zero, RG350M, RG280V e possivelmente mais.
- Agora existem versões nightlies e estáveis para Linux disponíveis para PCs x86 de 64 bits e 32 bits na forma de pacotes AppImage. Esses pacotes vêm com um diretório inicial portátil com recursos incluídos, ou você pode usá-los com suas configurações e recursos existentes do local típico ~/.config/retroarch. Existem dois pacotes disponíveis: um que inclui o menu da área de trabalho Qt e outro sem, no caso de suas bibliotecas Qt instaladas pelo sistema entrarem em conflito com aquelas com as quais ela vem. As compilações do AppImage devem funcionar com a maioria das distros lançadas nos últimos três anos.
Notas de lançamento
- Ainda não há núcleo do PCSX ReARMed disponível para o port do Switch. Isso será adicionado mais tarde.
- O driver de vídeo Direct3D 11 agora é padronizado para o 'modelo flip'. Haverá uma configuração adicionada posteriormente que tornará possível alternar entre 'modelo flip' e 'modelo blit'. Supõe-se que o modelo Flip tenha mais desempenho e permita um melhor desempenho nos modos de tela cheia com janelas/sem bordas.
- Conforme mencionado anteriormente, os instaladores/executáveis do Windows atualmente não estão codificados, portanto, espere que o SmartScreen o avise sobre eles. Espera-se poder consertar isso assim que o certificado de assinatura de código de validação estendida estiver totalmente operacional.
- Atualmente não há versão do RetroArch para Windows 95/98 disponível, ou qualquer um dos núcleos MSVC2003 na verdade. Espere que eles sejam adicionados novamente mais tarde.
Alguns destaques
- Melhorias na sobreposição:
- Configuração de posição/escala total, escala automática, ocultação automática quando um controle está conectado
- Uma nova sobreposição de gamepad padrão de alta qualidade: neo-retropad (-clear)
- Melhorias no navegador de arquivos: a maioria das entradas de menu agora (opcionalmente) lembra do último diretório/arquivo selecionado (carregar conteúdo, shaders, etc.)
- Suporte para salvar configurações básicas do núcleo por diretório e excluir substituições de núcleos principais
- Melhorias na configuração de entrada: novas listas suspensas, ordenação de menu adequada de ligações de entrada, limpezas cosméticas (basicamente todas as coisas do sonninnos)
- Opção para ativar automaticamente o modo 'foco de jogo' ao executar/retomar o conteúdo
- Muitos novos filtros de vídeo para plataformas sem suporte a shader
- RGUI: suporte ao idioma CJK e russo
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