sexta-feira, 16 de abril de 2021

TrimUI Model S - O portátil com formato de cartão de crédito


O TrimUI Model S é um daqueles portáteis que apareceu do nada no final do ano passado. Não se sabia muito sobre a empresa por trás dele ou o próprio dispositivo. Agora ele está disponível há alguns meses e o software já amadureceu um pouco.

ESPECIFICAÇÕES

O TrimUI Model S pertence à mesma família de portáteis do BittBoy, PocketGO v1 e PowKiddy V90. É alimentado pelo SoC AllWinner F1C200S, que é a mesma família de chips baseados em ARM9 encontrados nessas outras máquinas. Está na extremidade inferior da escala de desempenho, em algum lugar em torno das séries JZ4760 (LDK, RG300 etc) e RG350 (JZ4770).

CPU AllWinner F1C200S
RAM 64 MB
Armazenamento NAND interna/microSD
LCD 2″ 320×240 IPS
Bateria 600mAh
WiFi/Bluetooth Não
Carregamento USB-C
Fones de ouvido Não
Tamanho 106mm x 56mm x 9mm

Este nível de hardware permite emulação decente do SNES, com exceções para jogos como Yoshi’s Island, em que só atinge 14 FPS. Muitos jogos de PS1 rodam a uma velocidade aceitável, desde que você não seja muito sensível a frameskip. Para a maioria dos sistemas abaixo desses é bom, e tanto o GBA quanto o Mega Drive são ótimos neste hardware.

QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO E CONTROLES

O TrimUI Model S é um portátil pequeno, fino e leve que pode ser facilmente transportado no bolso. A construção consiste em uma placa traseira de metal (disponível em algumas cores diferentes) e uma placa frontal de plástico transparente que também serve como lente para o LCD. Para seu tamanho e peso, a construção e qualidade de construção são perfeitamente boas. Em comparação com outros portáteis na mesma categoria, a construção e os plásticos são de qualidade muito superior do que os do PowKiddy V90 e semelhantes ao PocketGO V1. O dispositivo inteiro certamente tem uma sensação de kit. Isso lembra do primeiro Odroid-GO a esse respeito, mas isso não diminui em nada o aparelho.

TrimUI parece ser uma marca até então desconhecida, relacionada de alguma forma à MacroKinetic, e que possivelmente não tem experiência anterior em design de portáteis. Existem algumas escolhas de design estranhas que não foram vistas em quaisquer máquinas anteriores, nomeadamente na forma como o direcional e os botões ABXY são feitos. Em vez de usar almofadas de silício condutor para conectar os contatos na placa-mãe, os botões direcionais e ABXY são compostos de interruptores circulares clicáveis. Surpreendentemente, porém, isso na verdade não cria controles ruins. O próprio direcional é uma queda circular com uma cruz em relevo e texturizada, enquanto os botões ABXY são suaves, ligeiramente abaulados e sem rótulos.

Devido à natureza dos interruptores, os dois conjuntos de controles são bastante altos e clicam. 

Os botões de ombro são pequenos retângulos que ficam a cerca de 1,5 cm das bordas da carcaça. Eles se projetam apenas um milímetro ou mais do invólucro e também clicam quando apertados. Em um dispositivo tão pequeno, você pode imaginar que é difícil alcançá-los com mãos grandes, mas por eles serem colocados na borda da carcaça, eles não são realmente tão ruins. Teria sido melhor se eles fossem maiores, mas eles são úteis.

LCD

Dado o tamanho geral deste portátil, não é surpreendente descobrir que o LCD também é minúsculo. Medindo apenas 2 polegadas de ponta a ponta, é do mesmo tamanho que o encontrado no GB Micro e também no RS-90 Retromini. Ao contrário de ambas as telas, porém, esta tem uma resolução de 320×240. Essa resolução funciona bem com uma grande seleção de sistemas mais antigos, mas para GBA você terá que usar um dimensionamento não inteiro para uma imagem de largura total. Em telas maiores, isso torna os pixels desfocados e, embora seja perceptível no Model S também, o tamanho da tela pequena definitivamente ajuda a reduzir um pouco o desfoque.

Eles poderiam ter espremido em uma tela um pouco maior se tivessem redesenhado a carcaça um pouco. O LCD atual tem uma moldura de 3 ou 4 mm ao redor de cada borda, se eles tivessem mudado o design um pouco, poderiam ter uma tela sem borda de 2,4″ ali.

Não espere uma tela laminada neste item. Como mencionado anteriormente, a lente da tela LCD é composta apenas por uma placa frontal de plástico transparente que cobre toda a parte frontal do dispositivo. A visibilidade é boa e a tela IPS em si é nítida e brilhante o suficiente sem fantasmas. O firmware padrão original sofre dos mesmos efeitos de screen tearing que outros portáteis da série AllWinner F1C, mas felizmente uma atualização de firmware do TrimUI e subsequentes launchers personalizados corrigiram isso.

FIRMWARE PADRÃO

A forma como o Model S é configurado é semelhante ao PocketGO S30 em que a parte do Linux do sistema operacional está localizada em um chip NAND interno, em vez de um cartão microSD. O cartão microSD em si é reservado para sua escolha de UI, emuladores, jogos e ROMs. A UI padrão está contida no NAND, mas pode ser contornada carregando os launchers GmenuNX ou MinUI em um cartão SD.

A primeira coisa que você deve fazer é verificar qual versão do firmware está atualmente no NAND. A última versão disponível atualmente do TrimUI é a v0.105. Para fazer o flash, você precisará ir ao site do TrimUI e seguir as instruções em "Factory Recovery" ​​e usar o aplicativo PhoenixSuit fornecido para fazê-lo.

Se o software não reconhecer que seu dispositivo está conectado e pronto para ser atualizado, você precisará instalar o driver para ele manualmente. Para fazer isso, abra o Gerenciador de Dispositivos em uma máquina Windows e procure o “Dispositivo Desconhecido” na lista. Clique com o botão direito, atualize o driver e aponte para o Windows a pasta que você baixou e descompactou do site do TrimUI.

Uma vez que o driver for instalado, você deve ser capaz de fazer o flash da v0.105 usando PhoenixSuit e então instalar o firmware mais recente para ele. A partir daqui, você tem três opções. A primeira opção é usar o firmware padrão, que funciona bem e tem uma UI limpa e simples. Se você gosta do tema simples, mas deseja experimentar um dos frontends personalizados com suporte para emuladores mais eficientes, dê uma olhada no MinUI.

DOWNLOAD DO FIRMWARE TRIMUI

MINUI

MinUI é o trabalho do desenvolvedor shauninman. Ele pega a estética do frontend padrão e a limpa um pouco, adiciona emuladores atualizados e reativa os menus de configurações de cada emulador. Alguns recursos úteis, como hibernar (botão de menu no menu principal), também foram adicionados. Em grande parte, a UI reflete a estrutura de arquivos no cartão SD, o que significa que você pode personalizar e renomear cada sistema como desejar.

Os sistemas são preenchidos no menu depois que você adiciona ROMs a cada pasta. Você pode voltar para a UI padrão do MinUI a qualquer momento e reverter novamente se desejar. Esteja ciente de que a UI padrão usa nomes de pasta diferentes para ROMs do que o MinUI. Este também é o caso no GmenuNX, pois o GmenuNX usa nomes de pasta padronizados para ROMs. Isso significa que ROMs visíveis na UI padrão e GmenuNX não são visíveis no MinUI porque ele está em um local diferente. Só é realmente um problema se você planeja manter a troca entre os launchers. Um conselho seria escolher seu launcher favorito e segui-lo.

DOWNLOAD DO MINUI

GMENUNX

Este pode ser familiar pra maioria, pois também está disponível para os outros portáteis da série AllWinner F1C. Ele oferece um sistema de menu em forma de grade com um alto nível de opções de personalização disponíveis. Depois de instalado, você verá seções separadas para novos emuladores e emuladores padrões e poderá adicioná-los e removê-los conforme achar necessário. Existem atualmente 3 emuladores de SNES para este firmware, então talvez escolha seu favorito e remova os outros.

O desenvolvedor eggs foi o responsável ​​por trazer o GmenuNX para o TrimUI Model S.

DOWNLOAD DO GMENUNX

Há também uma ferramenta desenvolvida por eggs para mostrar um novo logo de inicialização para o NAND. Você deve ter certeza de que a imagem que você criou é compatível, e a maneira mais fácil de criá-la é no GIMP. Sua imagem deve ser codificada como abaixo, e o menu de exportação no Gimp permite que você escolha o formato correto.

  • Resolução 320×240
  • Salvo como bitmap de 16 bits (.bmp)
  • Ser inferior a 512k
  • Ser salvo como R5 G6 B5

Você pode encontrar o script de alteração do logo de inicialização aqui. Simplesmente dê o mesmo nome aos arquivos de imagem e ao script, cole-os no cartão SD e execute o script do Commander. Você pode usar qualquer um dos scripts.







CONSIDERAÇÕES FINAIS

O TrimUI Model S é um portátil bem diferente. É muito compacto e portátil e tem um estilo de design interessante também. Ele consegue ser confortável para mãos grandes, e isso é definitivamente devido em parte aos botões de ombro não estarem bem na borda da carcaça. Dado o quão fino é o Model S, é surpreendentemente robusto. Você não vai acabar dobrando-o se carregá-lo no bolso. É sugerível um protetor de tela, se esse for o seu plano, mas ainda não dá pra ter certeza do quão resistente é o plástico.

As principais queixas são que a tela é pequena demais para muitas pessoas. Uma tela de 2,4" seria visivelmente mais fácil para os olhos. O dispositivo dura cerca de 3 horas com carga, o que é normal, mas é mais curto do que os de costume.

O TrimUI Model S chega em um momento difícil para este tipo de aparelho. Embora seja barato o suficiente para justificar suas limitações, entrou-se num estágio em que a ênfase está finalmente em portáteis mais poderosos. Mais potência é a direção que deve-se seguir, mas com mais potência vêm os portáteis maiores e com um custo mais alto. Ainda há algo a ser dito sobre pequenos portáteis como esses, que podem ser guardados no bolso antes de sair. Além disso, o desenvolvimento do MinUI traz um launcher alternativo para quem não tem tempo para mexer. É um launcher de aparência simples e inteligente que "simplesmente funciona" e com certeza encontrará fãs entre o tipo de pessoa que só quer pegar e jogar.

Você pode comprar este dispositivo no AliExpress, bem como em várias outras lojas. Para deixar registrado, o PowKiddy também colocou sua marca nesse portátil chamando de PowKiddy A66. Links de compra abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário