sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Este Game Boy livre de baterias pode ser o futuro da tecnologia portátil

O Game Boy foi uma verdadeira revelação quando foi lançado em 1989, e deu início a uma indústria de jogos portáteis que perdura até os dias de hoje. No entanto, também significava que os jogadores precisavam de um suprimento constante de baterias AA para aproveitar ao máximo o console e, embora tenhamos mudado para células de energia recarregáveis ​​em sistemas como 3DS e Switch, sempre há o problema de ficar sem carga na hora errada.

Jasper de Winkel, da Universidade de Tecnologia de Delft, deu um passo para remover essa limitação ao criar um sistema estilo Game Boy que não precisa de baterias para funcionar, e ele espera que isso possa abrir caminho para a tecnologia futura. Trabalhando com Josiah Hester da Universidade do Noroeste nos EUA e Przemysław Pawełczak e Vito Kortbeek também da UT Delft, o projeto "Engage" do Winkel (sem relação com o smartphone fracassado para jogos da Nokia) é visto como uma prova de conceito para mostrar que um portátil sem bateria é possível.

O sistema impresso em 3D não é uma cópia exata do icônico portátil da Nintendo - é mais grosso para começar, e sua tela é muito menor do que a do console original. Ele também usa emulação em vez de peças internas autênticas, mas pode rodar cartuchos de Game Boy originais. Também não há som algum, pois isso consumiria muita energia adicional.

Ele obtém sua energia de uma série de painéis solares fixados ao corpo, bem como energia cinética do usuário apertando os botões e o direcional. O sistema é baseado em "computação intermitente", uma nova técnica de coleta de energia que fornece pequenas quantidades de energia, em vez da natureza "sempre ligada" das baterias tradicionais. No entanto, há um problema muito grande - essa configuração inovadora só pode manter o dispositivo ativo por cerca de 10 segundos, o que não vai lhe dar muito tempo de jogo. No entanto, a equipe veio com uma maneira de 'verificar' seu progresso, o que significa que quando a energia for restaurada, você continuará de onde parou. O desafio agora é levar a tecnologia ao ponto em que ficar sem energia e restaurá-la seja instantâneo, para que o usuário nem perceba.

Isso tudo pode parecer um fracasso, mas o Engage não foi feito para o consumo público. É um sistema projetado para fazer as pessoas pensarem sobre como seria o futuro da tecnologia portátil. Se joga fora milhões de dispositivos a cada ano porque suas baterias recarregáveis ​​internas falharam e não podem ser substituídas facilmente, mas e se você tivesse um dispositivo que tivesse uma fonte de energia que pudesse ser restaurada deixando-o sob a luz direta do sol ou simplesmente jogando?

Embora o Engage não esteja pronto para o varejo tão cedo, é uma nova direção empolgante que os eletrônicos de consumo podem tomar.

FONTE: Nintendo Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário