sábado, 27 de março de 2021

Entrevista com o criador do portátil AYA NEO


O AYA NEO é o portátil mais recente lançado para aqueles que quer ter uma experiência mais próxima as dos PCs, mesmo pagando um alto preço por isso, no entanto diferente da GPD com sua série Win, este aparelho começou a ser desenvolvido por um homem, de início de forma artesanal e no fim graças a uma campanha no IndieGoGo, o portátil será produzido em massa e vendido ao redor do mundo em maio. 

No início do mês, o youtuber Taki Udon conseguiu uma entrevista com o seu criador Song Zheng, também conhecido como Uncle A na China.

O vídeo da entrevista você confere aqui:

E a entrevista traduzida segue abaixo:

Taki Udon: Como a maioria das pessoas fora da China não tem ideia de quem você é, você pode falar sobre quem é e o que fazia antes de começar o projeto AYA?

Song Zheng: Sou Zheng Song, o fundador do AYA. Tenho quase 40 anos. Meus amigos me chamam de "Uncle A". Antes de começar este projeto, eu era um engenheiro de TI e um entusiasta de hardware de jogos. Eu frequentemente posto meus próprios vídeos no Bilibili. De qualquer forma, não há nada realmente especial sobre mim.

Taki Udon: O que o levou a criar o AYA e como você superou os grandes desafios de desenvolvimento de produtos?

Song Zheng: Eu originalmente comecei este projeto devido à pandemia. Queria fazer um brinquedo para mim quando não tinha nada para fazer em casa. Meu primeiro protótipo foi muito bom e tive muito apoio dos meus fãs no Bilibili. Depois disso, surgiu a ideia de abrir um negócio. Para ser honesto, eu não tinha ideia de como esse processo seria complexo. Sempre mantive a ideia de tentar uma última vez para tornar minha vida não mais ordinária. Impulsionado por uma explosão de entusiasmo e impulso, comecei a fazê-lo. Eu acho que se eu tivesse passado mais tempo pensando sobre isso, poderia não haver um AYA hoje. Todo o processo foi apenas tentativa e erro. Alguns dos grandes desafios que tive de enfrentar foram a rotatividade de capital, como encontrar uma cadeia de suprimentos de alta qualidade e a perda de membros da equipe. Também tive que dormir na fábrica por uma semana ou mais devido a alguns problemas de produção de ferramentas. Aprendi muito neste processo e sou muito grato aos parceiros e à equipe de operação pelo forte apoio. Sou uma pessoa muito idealista. Se eu não os tivesse para resolver esses problemas reais para mim, talvez eu tivesse desistido.

Taki Udon: Como consumidores, nunca chegamos a ver nenhum dos processos de bastidores dos produtos que compramos, e acho que há muitas histórias interessantes para serem contadas. Eu entendo que o AYA passou por algumas revisões de design diferentes no ano passado. Você tem alguma foto dos primeiros designs que decidiu não prosseguir e que possa compartilhar, e pode falar sobre por que escolheu este design em vez daqueles?

Song Zheng: Eu fiz meu primeiro protótipo usando um protótipo de placa-mãe e uma tela faça-você-mesmo que comprei no Taobao. Eu também comprei algumas pequenas peças de LEGO e as usei para construir a carcaça do primeiro protótipo. Ele tinha um estilo de pixel interessante. Fiz meu primeiro vídeo para verificar se atendia ou não às expectativas. No final, o resultado foi surpreendentemente bom. Essa carcaça inicial era fácil de quebrar, então projetei uma carcaça impressa em 3D para os vídeos que fiz. Ao mesmo tempo, o processo de design e engenharia começou no que se tornaria o primeiro protótipo de engenharia. O primeiro protótipo foi fabricado no final de julho de acordo com a ideia de ter controles destacáveis ​​como no Switch. Naquela época, testamos Death Stranded e Horizon Zero Dawn depois que eles foram portados do PS4. O desempenho foi bom e até superou nossas expectativas. Nossos produtos também receberam elogios de produtores bem conhecidos. Quando chegou a hora de decidir se deveria ou não usar controles removíveis, a equipe entrou em uma disputa acirrada. Embora tenhamos chegado a um acordo, perdemos várias pessoas de nossa equipe. Isso afetou o andamento do projeto. Depois que Wizman entrou, nós rapidamente nos retiramos da estagnação. Como nossos controles removíveis ocupariam um grande volume, o tamanho da máquina seria muito grande. Para melhorar a experiência de jogo, desistimos da ideia de controles removíveis. Nesse momento, o tamanho do produto foi bastante reduzido, tornando-o quase do mesmo tamanho do Switch. Depois que o segundo protótipo foi feito, nossa equipe o avaliou e descobriu que estava pronto para produção em massa. Aceleramos o ciclo do produto a partir desse ponto.

Taki Udon: Onde você acha que seu produto se encaixa no amplo mercado de jogos de consoles domésticos e dispositivos portáteis?

Song Zheng: Meu objetivo inicial era muito simples. Eu queria fazer um Switch x86 que pudesse rodar jogos AAA. Eu queria fazer isso para resolver um problema real. Para muitos funcionários de escritório, não há tempo suficiente para jogar jogos como o Cyberpunk em casa. Acredito que muitas pessoas podem entender a sensação de esperar muito tempo pelo lançamento de um jogo e depois passar todo o tempo pensando em jogá-lo. Eu queria resolver isso criando um portátil que você pudesse jogar no seu tempo livre. Você pode fazer isso em qualquer lugar, a qualquer momento, sem sacrificar a qualidade do jogo. Eu sei que este é um nicho de mercado. Tentamos promover o AYA como um PC móvel, mas no final das contas, o AYA foi projetado para gamers. Essa era minha intenção original.

Taki Udon: Você tem planos para combinações de cores diferentes do AYA?

Song Zheng: Já estamos projetando e desenvolvendo outras cores para o AYA. Também podemos lançar versões de marca conjunta do dispositivo com empresas de jogos. No futuro, poderemos até ajudar os jogadores a personalizar suas próprias carcaças. A prioridade agora é otimizar a funcionalidade central do AYA.

Taki Udon: Qual é a sua métrica para o sucesso de sua campanha do AYA?

Song Zheng: O mais importante é permitir que os jogadores estrangeiros aprendam sobre nós. Isso permitirá que mais pessoas experimentem nossos produtos em primeira mão e quebrem alguns estereótipos sobre os fabricantes chineses. Estou muito confiante quanto ao nosso produto. Nosso objetivo realista é levantar dinheiro suficiente para apoiar o desenvolvimento futuro do AYA.

Taki Udon: Se você pudesse voltar ao primeiro dia em que começou a trabalhar no AYA, o que você teria feito de diferente?

Song Zheng: Para ser honesto, temo esse pensamento. O processo de abertura de uma empresa é sempre difícil, mas nunca me arrependo de dar esse passo. É algo que me apaixona e estou disposto a lutar. Embora tenha havido muitos desvios e perdas no meio, aprendi e cresci muito nesse processo. Tenho muita sorte de ter essa experiência e espero que nossos produtos possam trazer um pouco de alegria para o mundo.

Taki Udon: Se este produto for bem-sucedido, qual é a sua visão para o futuro da empresa?

Song Zheng: Nosso objetivo de longo prazo ainda é nos tornarmos uma plataforma independente de jogos portáteis. Nossa plataforma fornecerá hardware de alta qualidade ao mesmo tempo em que aproveitará os excelentes jogos do console e do PC. Queremos que a maioria dos jogos seja otimizada para o nosso portátil, para que os jogadores possam obter a melhor experiência de jogo. Queremos fazer do AYA um verdadeiro console de jogos para jogadores, ao invés de apenas um computador portátil. Obrigado àqueles que nos apoiaram.

A campanha do AYA NEO ainda está disponível no IndieGoGo e terminará no dia 5 de abril onde ao custo aproximado de R$ 5000 mais o frete você consegue uma unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário