segunda-feira, 28 de junho de 2021

O que se sabe sobre o KT R1


O portátil KT R1 é um em uma longa linha de dispositivos que prometem quebrar as barreiras de desempenho impostas pelo RK3326. Tem sido uma estrada muito difícil para o KT R1, e certamente ainda não está fora de perigo. Mas as especificações mudaram e aparentemente estão finalizadas agora. Então, dê uma olhada no que foi prometido.

Tudo começou em novembro nos fóruns chineses. Um usuário chamado niluanxy postou um longo preâmbulo sobre um dispositivo em que estava trabalhando, chamado R1. Ao longo de algumas postagens, descobrimos que este portátil será bem diferente de tudo o que está disponível atualmente.

Está planejado que haverá algumas versões do R1 para atender a diferentes orçamentos. Pelo que pode se dizer, a maioria da configuração é a mesma entre eles, com as principais diferenças sendo a RAM e o tamanho do armazenamento. Já foi devido a ter um slot opcional para cartão SIM também, mas que está faltando nas últimas especificações divulgadas atualmente.

HARDWARE

Infelizmente, o niluanxy teve alguns obstáculos sérios a superar no desenvolvimento desta máquina. Originalmente projetado para conter um AmLogic S922X, ele foi posteriormente substituído pelo UniSoc T618 devido a problemas de disponibilidade. A última atualização dele trocou este chip mais uma vez por um Snapdragon 845. De acordo com uma de suas postagens recentes, ele estava na verdade trabalhando com vários fornecedores de chips simultaneamente, esperando que um valesse a pena. Parece que a solução Snapdragon foi aquela que encontrou seus pés.

O Snapdragon 845 é um processador octa-core do início de 2018. Inclui 4 CPUs Kryo 385 Gold a 2.8 GHz e 4 CPUs Kryo 385 Silver a 1.8 GHz. Uma GPU Adreno 630 de 650 MHz cuida da aceleração gráfica e, para valer a pena, este chip no geral é mais poderoso do que qualquer uma das duas considerações anteriores.

LCD

A escolha original do LCD também teve que ser trocada. Originalmente uma tela de 4″ 800×600, os testes em janeiro aparentemente revelaram ângulos de visão ruins e uma alta taxa de defeitos. O LCD agora é um painel 3:2 4,5″ OCA com uma resolução de 1620×1080. Este painel tem a mesma proporção de aspecto infeliz do Odroid-GO e dos seus clones. A resolução superelevada ajudará massivamente com quaisquer problemas de escala aparentes em telas de resolução mais baixa.

CONTROLES E E/S

Existem várias renders fazendo as rodadas com o posicionamento do analógico esquerdo e direcional nas posições trocadas. Parece que o projeto final terá o direcional na parte superior, o que provavelmente causará menos reclamações. No entanto, uma vez foi dito por niluanxy que o lado esquerdo do dispositivo pode ser modular. Após o mercado, as placas faciais personalizadas podem permitir que os clientes troquem a configuração. Se este ainda é o plano, parece improvável, mas não há nada que prove o contrário ainda.

A saída de vídeo será controlada por meio de uma porta USB-C. O R1 contém dois analógicos, direcional, ABXY e quatro botões de face extras. Na borda superior do dispositivo, você verá botões de ombro empilhados para R1/R2/L1/L2. É aqui também que o botão de controle de volume e o botão liga/desliga podem ser encontrados. Porém, tenha em mente que esses renders já têm alguns meses e muitas coisas mudaram nesse meio tempo. É possível que o design também tenha sido atualizado, mas ainda não há novos renders disponíveis.

O armazenamento interno é feito por meio de uma NAND habilitada para UFS 2.1 com uma opção de 64, 128 e 256 GB potencialmente disponíveis. O armazenamento adicional é feito por meio de um slot para cartão microSD. Haverá WiFi 5 e Bluetooth 5.0 a bordo, uma bateria de 5000-6000 mAh com carga rápida 9v 3a e motores de vibração duplo também.

SISTEMA OPERACIONAL

O portátil KT R1 roda o Android 10 fora da caixa. Provavelmente ele foi totalmente personalizado para o formato portátil, no entanto, o R1 também tem uma tela sensível ao toque.

Anteriormente, foi declarado que o bootloader será desbloqueado e o dispositivo suportará diferentes sistemas operacionais, dependendo de quais desenvolvedores decidirem portar para ele. Também deverá haver uma opção para inicializar a partir do cartão MicroSD, com um switch de hardware na carcaça que informa a máquina de qual sistema inicializar quando ligado. Se este ainda é o caso, não está claro neste ponto.

PERFORMANCE

O SD845 é um chip bastante poderoso e pode-se esperar um desempenho muito melhor nos sistemas já compatíveis com os portáteis RK3326. Além disso, é possível que haja alguma emulação de Saturn, GameCube e Wii também possibilitada.

Para ter uma ideia de desempenho, dê uma olhada no Samsung Galaxy S9 ou outro smartphone que contenha esse chip. É possível que este chip tenha overlock para 3GHz no portátil KT R1. Niluanxy também está considerando se o resfriamento ativo pode ou não ser necessário.

DISPONIBILIDADE E PREÇO

Parece que o dispositivo portátil KT R1 é o sonho de um homem talentoso que trabalha em uma fábrica na China para dar vida a este dispositivo. Embora esta seja sua primeira incursão na manufatura portátil, ele já tem um projeto em seu currículo. O cooler de reposição do GPD Win 2 foi projetado e fabricado por ele, e financiado com sucesso pela IndieGoGo no ano passado.

Haverá várias configurações de hardware para este portátil e o preço não foi finalizado. Foi dito que $ 200 (R$ 1000) seria o máximo, mas as coisas mudaram, então pode ser mais alto. As cores devem ser Cinza Retrô, Amarelo Pikachu, Branco Simples e Rosa.

ESPECIFICAÇÕES

Chip Snapdragon 845
RAM 4 GB/6 GB/8 GB (LPDDR4)
Armazenamento WiFi 5 e Bluetooth 5.0
Conexão sem fio cell2_4
Sistema Operacional Android 10 64 bits (personalizado)
Tela OCA de 4,5 polegadas 1620*1080 3:2 touchscreen
Bateria 5000-6000 mAh com carga rápida 9V 3A
Expansão MicroSD de até 512 GB
Comandos Dois analógicos com 4 botões de ombro
Vibração Dual Linear
Alto-falantes Estéreo
Microfone Duplo com redução de ruído
Saída Saída de vídeo USB-C
Tamanho Provisoriamente 160*77*18 mm
Dissipação de calor Ativa ou passiva
Carcaça Provisoriamente Cinza Retrô, Amarelo Pikachu, Branco Simples e Rosa

FONTE: Obscure Handhelds

Nenhum comentário:

Postar um comentário