terça-feira, 8 de junho de 2021

RetroArch 1.9.4 é lançado


A equipe do libretro lançou o RetroArch 1.9.4. O popular multi-emulador está disponível para várias plataformas, incluindo, é claro, Windows, Mac OS e Linux, mas também no PSVita/PSTV e Nintendo Switch, bem como Android e iOS (e muitos outros consoles também).

O que há de novo no RetroArch 1.9.4?

Das notas de lançamento:

Houve alguns problemas com o RetroArch em dispositivos PlayStation TV que agora devem ter sido resolvidos. Além disso, é possível executar RetroArch a 720p agora em um PSTV se você usar o plugin Sharpscale.

Assim como na versão 1.9.3, estamos voltando e melhorando o código no RetroArch para melhorar o desempenho de E/S de arquivos, algo que é muito importante para sistemas que sofrem de armazenamento lento em disco. A maioria dos consoles de jogos cairia neste barco porque toda E/S de arquivo tende a ser normalmente sem buffer em SDKs homebrew. No processo, descobrimos algumas partes em que o RetroArch estava sendo ineficiente ao carregar arquivos de arquivos compactados (como arquivos .zip ou .7z). No passado, ele extraía esse arquivo primeiro para um diretório temporário no disco e, em seguida, lia esse arquivo e o carregava no buffer de RAM. Agora vamos carregá-lo no buffer de RAM diretamente do arquivo compactado, sem antes extraí-lo para o disco. Como se isso não fosse ruim o suficiente, em qualquer plataforma que suporte runahead, teríamos que criar outra cópia - mesmo quando runahead estiver desabilitado. E se cheevos estiverem ativados, é outra cópia. Todas as coisas combinadas, seriam necessários 128 MB de RAM para carregar uma ROM de 32 MB GBA. A partir da 1.9.4, esse uso de RAM foi severamente reduzido para núcleos que definem ‘need_fullpath’ como false.

Os usuários do PlayStation 2 ganharam um novo núcleo, prboom (uma game engine de Doom 1/2). Graças a um conjunto de ferramentas novo e aprimorado para PS2, ele roda em uma taxa de quadros muito impressionante, atingindo 60 quadros por segundo com configurações de estoque. Pode haver algumas pequenas quedas para os 50 nas cenas mais pesadas, mas nada muito sério, e desabilitar configurações como "Correção de geometria Wiggle" pode ajudar a aliviar isso.


Não se esqueça de verificar também as melhorias feitas em núcleos de emuladores individuais em seu relatório de progresso de abril/maio aqui.

Para mais detalhes sobre este lançamento, vá para o anúncio da 1.9.4 aqui.

Você pode fazer o download do RetroArch 1.9.4 para a plataforma de sua escolha na página oficial de download.

FONTE: Wololo

Nenhum comentário:

Postar um comentário