sexta-feira, 25 de junho de 2021

Como desbloquear seu Nintendo Switch em 2021: HWFLY e SX Clones, SX, RCM, sem patch vs com patch... tentando esclarecer isso para você


Mais e mais pessoas estão comprando um Nintendo Switch apenas para perceber que não podem desbloqueá-lo facilmente em 2021. No guia abaixo, se esclarece o que é possível e o que não é.

Embora seja tecnicamente possível desbloquear todos os modelos de Nintendo Switch até o momento em que este post foi escrito, se seu objetivo é desbloquear seu Switch adquirido recentemente, sua melhor aposta é revendê-lo e comprar um Switch V1 sem patch.

As 4 categorias de Nintendo Switch

Atualmente, você pode categorizar o Nintendo Switch em 4 categorias: Modelos V1 originais (também conhecidos como Erista sem patch), V1 com patch (também conhecido como Erista iPatched ou Erista com patch), V2 (também conhecido como Mariko) e o Switch Lite. O próximo Switch Pro irá adicionar mais à mistura, mas por agora seu console se enquadra em uma dessas 4 categorias.

Se você pode desbloquear seu console (e com que facilidade) depende de qual modelo você tem, e não é necessariamente fácil dizer à primeira vista.

Uma breve história dos desbloqueios de Nintendo Switch e revisões de hardware

Em 2018, um hack de hardware para o Nintendo Switch foi divulgado pela hacker Kate Temkin. Por ser um hack de hardware no chip NVidia Tegra do console, permitiu desbloquear todos os consoles Nintendo Switch da época, independentemente de sua revisão de firmware. Em resposta, a Nintendo começou a fabricar uma versão de hardware atualizada que não tinha a falha, e que mais tarde seria apelidada de “V1 com patch”, por oposição aos modelos originais “sem patch”. Essas unidades corrigidas começaram a chegar às mãos dos clientes por volta do verão de 2018. No verão de 2019, a Nintendo também lançou uma revisão completa do hardware do console, que também não tinha a vulnerabilidade, codinome Mariko (ou V2). Em 2019, eles também lançaram o Switch Lite, um formato diferente do console, com um chip corrigido (não vulnerável a desbloqueio).

Embora seja tecnicamente possível desbloquear qualquer Switch no mercado atualmente, fazê-lo nos modelos V1 originais sem patch é muito mais fácil e barato do que os outros modelos.

Para reformular: os únicos consoles Switch que você pode facilmente desbloquear em 2021 são os modelos V1 sem patch. Todo o resto é factível, mas difícil/caro

Mariko, Erista, Com patch, Sem patch... Como posso saber qual console Switch eu tenho

A única coisa fácil que você pode dizer rapidamente é se você tem um Switch de “tamanho normal” (aquele que pode ser acoplado à sua TV) ou um Switch Lite (a versão apenas portátil). Depois de tirar isso do caminho, se você tiver um Switch de tamanho normal, você vai querer determinar se é um V1 sem patch (os modelos mais antigos), um V1 com patch ou um V2.

  • Meu console é a versão pequena que não se conecta a uma TV: você tem um Switch Lite
  • Meu console é o Switch “regular”
    • Encontre o número de série do seu console e vá para https://ismyswitchpatched.com/. Esse site tentará informar se o seu console é um dos modelos sem patch. O resultado é "Verde" (neste caso é um V1 sem patch - bom), "Vermelho" (é um V1 com patch ou um V2. Não é bom) ou "Laranja" (não tem certeza de qual dos três é... não é bom, realmente).

Desbloqueando um Switch V1 Erista sem patch

Se você tem um Switch V1 sem patch, você está na categoria mais fácil para desbloqueio, parabéns! Tudo que você precisa é de um pequeno dongle que pode ser encontrado em muitos varejistas. Na pior das hipóteses, um clipe de papel fará o truque (sério). Existem inúmeros tutoriais sobre como desbloquear seu Switch sem patch, este é um dos melhores.

Desbloquear qualquer outro modelo de Switch (V1 com patch, V2 com Patch “Mariko”, Switch Lite)

Para encurtar a história, se você não tiver um console "V1 sem patch", desbloquear seu Switch em 2021 é quase impossível.

Outra história de desbloqueio: Modchips do Nintendo Switch

Para dar uma história mais detalhada, costumava ser possível desbloquear esses dispositivos com um modchip, conhecido como “SX Core” e “SX Lite” para os consoles Nintendo Switch regular e Lite, respectivamente. Mas o grupo por trás desses modchips (Team Xecuter) foi preso no final do ano passado. Desde então, a produção desses chips parou, tornando-os muito difíceis de encontrar e muito caros.

Recentemente, alguns clones desses modchips surgiram em sites especializados, em particular alguns varejistas de eletrônicos chineses. Eles são chamados de “HWFLY” ou “SX Clone”.

No entanto, seus preços oscilavam entre $ 150 (R$ 737) e $ 200 (R$ 983) no momento em que este post foi escrito, e sua compatibilidade parece ser limitada: relatórios anteriores de alguns compradores indicam que esses modchips são compatíveis apenas com modelos “V2” de tamanho normal (portanto, sem compatibilidade com Switch Lite e sem compatibilidade com modelos V1 com patch). Relatórios adicionais indicam que esses chips podem não ser super confiáveis. Sthetix no Twitter indica que até 50% desses chips são simplesmente quebrados fora da caixa e que, se algo de ruim acontecer ao chip, não pode atualizá-lo com um novo firmware no momento. Difícil justificar uma compra de $ 200 em tais condições.


(Vídeo do Sthetix. Confira mais de suas descobertas no SX Clones, em seu tópico do Twitter.)

Então, como faço para desbloquear meu Switch Lite, Switch V1 com patch ou Switch V2 “Mariko” em 2021?

Indo direto ao ponto: se você quiser desbloquear um desses modelos em 2021, sua melhor aposta, e nem mesmo a mais cara, é comprar um modelo V1 sem patch (por exemplo, no OLX) e desbloquear da maneira fácil, conforme descrito acima neste artigo. Ou compre qualquer outro modelo com um modchip pré-instalado (mais difícil de encontrar online, honestamente). No entanto, se você estiver disposto a investigar outras opções para o seu dispositivo:

Switch Lite: sua única opção é comprar um modchip SX Lite e instalá-lo você mesmo (esses são praticamente impossíveis de encontrar hoje)

Se você não tem um Switch Lite, permanece a dúvida se você tem um Switch V1 com patch ou um V2. Basicamente, você provavelmente não pode ter certeza, mas se você comprou seu Switch novo em um varejista popular como a Americanas, em meados de 2020, ou depois disso, é muito provável que você tenha um Switch Mariko (V2).

Switch Mariko (V2): Você pode encontrar um modchip SX Core (praticamente impossível de encontrar) ou um clone HWFLY (semi difícil de encontrar, mas isso pode mudar, veja também os problemas relacionados a esses chips na seção acima)

Switch V1 com patch: Sua única opção é comprar um modchip SX Core e instalá-lo você mesmo (esses são praticamente impossíveis de encontrar hoje)

Encontrar modchips tornou-se difícil, mas o GBATemp e o subreddit apropriado do Switch podem te ajudar se você quiser explorar essas opções.

Conclusão

Novamente, é provável que a paisagem aqui evolua nos próximos meses, à medida que mais pessoas colocarem as mãos nos clones do HWFLY SX, mas por enquanto, a declaração de que a Nintendo acabou com o desbloqueio ainda é relevante meses depois. Só se pode esperar que os clones se tornem mais fáceis de encontrar, mais fáceis de modificar e mais baratos.

FONTE: Wololo

12 comentários:

  1. Muito útil este post, esclareceu muito sobre a cena atual de desbloqueio.

    ResponderExcluir
  2. Muito fácil desbloquear o Nintendo Switch V2 hoje em dia. Mandei o meu para desbloqueio com um rapaz do Youtube, o nome do canal é Nintendo Ban. É só mandar o console pra ele, de resto ele consegue o chip e faz a mão de obra. Ficou PERFEITO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vi o video dele no canal achei interessante, e estou pensando em comprar um e mandar ele desbloquear. Quanto saiu tudo o desbloqueio e o chip? Obrigado.

      Excluir
    2. eu também porém o meu ficou ruim depois de 1 mês!

      Excluir
    3. Pô, mas como eu entro em contato? Não sei pra onde enviar. Não tem informação nenhuma sobre isso. Alguém sabe? Você enviou pra onde? Tem o ZAP dele?

      Excluir
    4. Ele demora responder? Respondeu no whatsapp no primeiro dia e agora 4 dias depois nunca mais

      Excluir
    5. Quantos ficou tudo para destravar, estou pensando em destravar o meu já gastei mas de 7 4 mil em jogos ta osso.

      Excluir
  3. Tava pensando em pegar o switch lite vi por 1500 após isso vou esperar uns 6 meses pq pagar por jogo de switch é fora de cogitação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb tava pra comprar um Lite, inclusive vi anunciando por 1700 já desbloqueado...nitidamente golpe...

      Excluir
    2. aliexpressa ta por 1120

      Excluir
  4. cara, esse link do tutorial pro sem patch ( https://docs.google.com/document/d/13oeQmal-mLp8xeJuHi3tFz_vTQZycS1GZ99VXwe20bk/edit?fbclid=IwAR0xuJajOkiHsJOEEzv_RK8aJMptQQjQwoMD3UpLClG6PODEkKIzxfTWg5A) nao está funcionando, tem algum outro?

    ResponderExcluir
  5. O título é COMO DESBLOQUEAR mas o texto NÃO ensina como desbloquear. Francamente? Clickbait virou um câncer nojento na internet atual.

    ResponderExcluir