quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Companhia de Mods de GBA cria o Game Gear que a SEGA deveria ter lançado em 2020

O Game Gear Micro era um pequeno produto bacana e tudo, mas não era exatamente prático - é absolutamente minúsculo, então jogar por mais de cinco minutos é um exercício doloroso, e o fato de a SEGA incluir apenas um punhado de jogos em cada unidade significa que você precisa comprar cinco consoles diferentes para obter a coleção completa. Foi uma boa maneira de pelo menos reconhecer o aniversário do console, mas ainda foi pouco.

Se você se sente da mesma maneira, então você pode estar interessado em saber que a empresa britânica de mods RetroSix se uniu à empresa americana Hand Held Legend para criar o Game Gear que o mundo realmente merece em 2020.

Apelidado de modelo "prestígio", esta besta ciberneticamente aprimorada possui uma nova tela LCD TFT que está léguas à frente da terrível versão borrada com a qual o console vinha originalmente. Ele também vem com uma placa de áudio "CleanAmp" para fornecer um som alto e claro, e troca a placa reguladora de energia existente por um novo mod RetroSix "CleanPower", que é muito mais eficiente.

Combine isso com o fato de que as modernas telas de LCD consomem menos energia e você resolveu um dos maiores problemas com o Game Gear e um dos principais motivos pelos quais ele perdeu para o Game Boy - sua demanda aparentemente insaciável por pilhas AA. Seis pilhas vão durar muito, muito mais com esta máquina, e para aqueles momentos em que você precisa estar conectado à energia, você pode usar a porta USB-C do console, que substitui o conector de energia existente (não é uma boa ideia usar fontes de alimentação com três décadas, diga-se de passagem).

Como se isso não bastasse, a equipe da RetroSix também realiza uma recapitulação completa do sistema, substituindo todos os capacitores de alumínio por novas versões modernas, resolvendo assim outro grande problema com o hardware original do Game Gear - capacitores duvidosos ou mortos significam que a maioria das unidades vintage exibirá falhas de tela ou áudio, ou ambos.

A placa de circuito impresso do console também é limpa e restaurada, e todo o corpo da máquina é atualizado - até uma nova carcaça, botões e direcional. O toque final é um protetor de tela totalmente novo feito de vidro temperado, que tem menos probabilidade de ser arranhado do que o do console original.

A pegadinha? Bem, esse tipo de trabalho - que inclui não apenas mão de obra e peças, mas também o desenvolvimento de novas tecnologias como CleanAmp e CleanPower (sem falar no custo de projetar e fabricar as novas carcaças) - obviamente aumenta o preço. Você está procurando por R$ 1389 para o trabalho completo, o que basicamente dá a você um console Game Gear que é melhor do que o original e parece ser novo de fábrica.

A menos que você vá gastar muito dinheiro extra no eBay caçando cartuchos originais, sem dúvida você vai querer investir em um cartucho flash Everdrive GG (que também permite que você jogue jogos do Master System no console, abrindo massivamente seu biblioteca), o que é mais uns R$ 600 além desse custo. Some tudo isso e fica claro que este é um investimento sério apenas para os jogadores retrô mais comprometidos.

Isso dificilmente é uma mudança idiota, e pode se dizer a Sega, que se decidisse dar uma nova tentativa neste conceito, poderia criar uma oferta em massa que poderia ser vendida por um preço ligeiramente mais amigável. Quanto a saber se seria ou não tão bom, isso é uma questão para debate. Afinal, você tem o que você paga.

FONTE: Nintendo Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário