segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

SEGA Astro City Mini - Uma maneira esotérica de marcar 60 anos no negócio

2020 foi um ano muito difícil, mas uma das coisas que deu um pouco de felicidade durante os últimos 12 meses foi o fato de que a SEGA está comemorando 60 anos gloriosos no negócio. Durante este período, protótipos foram mostrados, jogos que foram considerados perdidos puderam ser jogados e até os fãs puderam ter um minúsculo Game Gear. Agora, a SEGA está fechando seu 60º aniversário com outro lançamento de hardware - e um que talvez seja ainda mais específico que um Game Gear que você pode colocar confortavelmente no bolso sem ter um par de calças velhas do MC Hammer.

O Astro City Mini é, como o Neo Geo Mini antes dele, uma máquina de arcade de mesa que vem pré-carregada com 37 jogos. Ele tem uma tela LCD embutida, um joystick micro-comutado e seis botões de ação, imitando perfeitamente o gabinete original de fliperama de antigamente Astro City. Ele é alimentado por uma porta Micro-USB (não USB-C, infelizmente) na parte traseira e possui saída HDMI para que você possa conectá-lo à sua televisão para jogos em 720p. Uma entrada de fone de ouvido de 3,5 mm também está incluída, assim como duas portas USB-A para que você possa conectar controles compatíveis.


Comparado com o Neo Geo Mini, o Astro City Mini é um pouco maior e sua tela é de maior resolução. Infelizmente, ao contrário da SNK, a SEGA optou por incluir uma tela com uma proporção de 16: 9, o que significa que durante o jogo há duas bordas pretas de cada lado da imagem (você pode preenchê-las com papel de parede, se desejar). No geral, a qualidade de construção é excelente, com a unidade parecendo muito sólida e robusta. O manche e os botões também são excelentes. A atenção da SEGA aos detalhes é tamanha que o painel na marquise da unidade acende em verde brilhante durante o jogo; acima disso está um par de alto-falantes surpreendentemente poderosos e vigorosos.

A SEGA também está vendendo um joypad especial para Astro City e um manche de fliperama. O direcional no controle parece um pouco mole, mas os botões são bons, e o controle parece bom, no mínimo. É uma compra desnecessária se você já possui um Mega Drive/Genesis Mini, no entanto, como o controle que vem com ele funciona muito bem no Astro City Mini (o botão 'Mode' é usado para 'Credit') e pode ser discutido se tem um direcional superior.

O manche de arcade, por outro lado, é uma besta absoluta e custa tanto quanto o próprio Astro City Mini. Ostentando peças feitas pela Sanwa, ele tem um glorioso manche micro-comutado e uma sólida base de metal, o que lhe dá um peso real. É sem dúvida a melhor maneira de jogar no sistema, mas pode estar fora da faixa de preço da maioria dos compradores. Ele também tem uma conexão USB-A padrão, o que sugere que pode ser usado com outros dispositivos.

Há também um acessório de suporte de exibição totalmente opcional que faz com que a unidade pareça um gabinete adequado de Astro City - ele ainda vem com um banquinho de plástico e um visor de marquise, no qual você pode afixar adesivos especiais. É totalmente supérfluo, mas vai agradar o fã hardcore.

A unidade pode ser configurada de forma que todos os menus estejam em inglês, mas as ROMs em si são todas versões em japonês. Elas são acessadas ​​por meio de um sistema de menu no estilo carrossel, a partir do qual você pode ver as capturas de tela de cada título (você pode acessar essa UI durante o jogo apertando os botões 'Credit' e 'Start' simultaneamente). Cada jogo tem sua própria página de destino, que inclui uma breve descrição e dois slots para save state. Você também deve usar o menu para alterar o brilho e o volume (irritantemente, você tem que sair do seu jogo atual para fazer isso), e é possível aplicar um filtro scanline do tipo CRT à imagem, que é bem ruim e não vale a pena se preocupar com isso.

O Astro City Mini fornece uma base sólida do ponto de vista do hardware, mas o software é o que realmente importa e, a esse respeito, o sistema agrada e decepciona em medidas (quase) iguais.

Aqui está a lista completa:

Do lado positivo, a emulação é sólida e tudo funciona como você esperava, embora haja alguns efeitos visuais estranhos devido ao fato de que alguns desses jogos estão sendo amontoados na tela 16: 9 do sistema (Gain Ground, por exemplo, rodava em uma tela orientada verticalmente nos arcades). Outra grande vantagem é o fato de que o lançamento do Astro City Mini marca a primeira vez que a SEGA oficialmente deu acesso ao incrível Golden Axe: Revenge of Death Adder, a sequência exclusiva para fliperama do seminal jogo beat 'em up de rolagem lateral Golden Axe (que também está incluído).

Também é maravilhoso ver as versões originais de títulos como Virtua Fighter, Alien Storm, Alien Syndrome, Altered Beast, Space Harrier, Shadow Dancer e Wonder Boy III: Monster Lair. Se você frequentava fliperamas no final dos anos 80 e início dos anos 90, esses títulos devem ser familiares imediatamente, dando ao Astro City Mini um poderoso fascínio nostálgico. Embora existam conversões domésticas para esses jogos ao longo das décadas, não há nada como jogar com fichas. O Cotton, embora não seja uma propriedade da SEGA, também faz sucesso graças ao fato de ter sido criado para a placa de arcade System-16 e publicado pela SEGA.

No entanto, como é quase sempre o caso com esse tipo de coisa, é quase impossível inventar uma biblioteca que vai agradar absolutamente a todos, e há algumas notas vagas na biblioteca do Astro City Mini. Veja My Hero (conhecido como Seishun Scandal no Japão), por exemplo; este beat 'em up de rolagem lateral no estilo Vigilante tem uma premissa estranha de viagem no tempo, mas não é muito bom. Depois, há Sonic Boom (infelizmente sem relação com o ouriço azul) e Scramble Spirits, dois jogos de navinha de rolagem vertical totalmente comuns que foram amplamente ignorados na época do lançamento e têm pouca importância em 2020, além de ilustrar que a SEGA não era particularmente adepta deste gênero. O Rad Mobile de Yu Suzuki - o único título de corrida na máquina - também é uma espécie de decepção; é bom o suficiente, mas nem de longe tão divertido quanto Out Run (é talvez mais famoso por marcar a estreia oficial do Sonic, que aparece como um ornamento que balança no espelho retrovisor).

Mesmo títulos como Arabian Fight e Dark Edge - verdadeiras esquisitices históricas que mostram como a SEGA estava implacavelmente forçando os limites do hardware 2D para criar jogos no estilo 3D - só valem a pena rodar uma ou duas vezes porque, apesar de seu interesse em um nível técnico, eles jogam de forma absolutamente terrível. Por que incluir esses experimentos sem saída em vez de títulos genuinamente divertidos como Outrunners, Aurail ou Dynamite Dux, todos os quais seriam substitutos mais valiosos?

Dottori-Kun (Dot Race) de 1990 é talvez a inclusão mais estranha aqui, mas tem alguma importância histórica legal. Quando um novo regulamento entrou em vigor no Japão, estabelecendo que os gabinetes de fliperama não podiam ser vendidos vazios, a SEGA, como seus rivais, desenvolveu um jogo simples que poderia ser enviado com os gabinetes. Dottori-Kun - que é uma versão simplificada de outro título da SEGA chamado Head-On - foi essencialmente criado para superar esse problema legal, além de servir como um meio de testar as funções do gabinete antes que o PCB fosse substituído por outro jogo. no local. Embora seja bom para um jogo curto, dificilmente é um clássico - mas a história por trás de sua criação é interessante, pelo menos.

Rad Mobile

Golden Axe: Revenge of Death Adder

Wonder Boy III: Monster Lair

Há outro problema aqui que, para muitos fãs de arcade, não será um problema. Esses jogos são obviamente feitos com o mercado de fichas em mente e, como tal, têm como objetivo fazer com que você insira o máximo de créditos possível, gerando receita para a operadora. O resultado final é uma série de jogos que, na maioria das vezes, são equilibrados de uma forma que o encoraja a continuar pagando dinheiro - mas, como você não está jogando em um fliperama de verdade, você pode felizmente dar crédito o quanto quiser.. Isso desequilibra muitos jogos, porque mesmo quando você falha, você pode continuar independentemente; se você deseja extrair o máximo valor pelo dinheiro, deverá estabelecer metas de crédito rígidas. É possível ficar bom e fechar com um crédito alguns desses jogos, mas é incrível como muitos deles recorrem a táticas baratas para matá-lo. Basta dizer que a arte de balancear jogos para o jogo de arcade é totalmente diferente de balanceá-los para uso doméstico (pegue o ESWAT de arcade como exemplo; é uma experiência dolorosamente barata construída em torno de gastar créditos, enquanto que a versão totalmente diferente do Mega Drive é mais tolerante e recompensa o jogador habilidoso).

Ainda assim, a seleção de jogos incluída aqui deve agradar aos fãs fervorosos da SEGA. Claro, teria sido bom ter um pouco mais de variedade (quem realmente precisa de três versões do Columns?) Os destaques definitivamente superam as escolhas mais pobres. Virtua Fighter - um jogo que já foi visto como o pináculo absoluto dos jogos de arcade - ainda funciona como um sonho, e tê-lo em um sistema que é pequeno o suficiente para sentar em sua mesa parece uma revelação. Alien Storm, Golden Axe e Revenge of Death Adder são três incríveis beat 'em up de rolagem lateral, e é legal jogar títulos como Crack Down e Bonanza Bros. em suas formas originais e de raça pura, como as conversões caseiras do início dos anos 90 deixaram muito a desejar.

Mesmo assim, é difícil livrar-se da impressão de que o Astro City Mini é uma forma bem nichada de marcar 60 anos no mercado de videogames. Como o Game Gear Micro, parece que esta unidade permanecerá exclusiva para o Japão, o que certamente limitará seu apelo. No entanto, parece que esta é uma tentativa genuína de se conectar com os fãs mais dedicados da empresa, ao invés de um caça-níquels mainstream, como o NES ou SNES Classic Editions foram. Sim, a seleção de jogos poderia ser melhor, mas pelo menos dá a você um retrato da história da SEGA no negócio de fliperama, misturando clássicos 2D com espetáculos do Super Scaler antes de terminar com o Virtua Fighter que mudou o paradigma - o jogo que provavelmente deu início a jogos em 3D mais do que em qualquer outro lançamento operado por fichas.

Astro City Mini - Play Asia

Astro City Mini Control Pad - Play Asia

Astro City Mini Arcade Stick - Play Asia

FONTE: Nintendo Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário