segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

O Anbernic RG280V é realmente necessário?

O portátil mais recente da Anbernic é o mesmo hardware antigo em uma carcaça reluzente. O LDK original foi o primeiro a empurrar esse estilo de design, mas a Anbernic o aprimorou e aperfeiçoou. O pequenino Anbernic RG280V é fofo como um botão, mas será que ele é necessário?

A verdade é que em termos de funcionalidade quase ninguém precisa comprar o RG280V. Ele contém o mesmo chip e roda o mesmo sistema operacional que uma montanha de outros portáteis chineses. O RG350, RG350M, RG350P, RG280M, RG280V, GCW Zero e PocketGo V2 são praticamente a mesma máquina em uma carcaça diferente.

ESTÉTICA DO RG280V E QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO

Na verdade, em comparação com a maioria dos outros, o Anbernic RG280V carece de qualquer forma de entrada analógica. Mas algo se ganha com a perda de todo esse peso. Embora nenhum dos dispositivos portáteis da Anbernic seja particularmente grande, o RG280V mede apenas 87x78 mm e 16 mm de espessura. É praticamente do mesmo tamanho do que o menos poderoso LDK.


A Anbernic fez um trabalho incrível com o design e qualidade de construção do RG280V. Seus dispositivos sempre tinham boa pegada, mas à medida que seu portfólio cresceu e eles ganharam mais experiência, eles ficaram ainda melhores. Tudo no Anbernic RG280V é premium. Na verdade, há muito pouco para diferenciá-lo de um portátil construído pela Sony ou pela Nintendo.

A placa frontal de metal escovado é a troca perfeita entre um dispositivo todo de plástico e seus modelos de metal mais caros. A lente LCD ligeiramente levantada é suavemente abaulada nas bordas, trazendo-a de maneira limpa e suave para a face do portátil. A tela também é OCA laminado, o que significa que não há espaço de ar entre a lente e o próprio LCD. Isso melhora a clareza e o contraste, ao mesmo tempo que elimina a possibilidade de entrada de poeira.

A moldagem de plástico é excepcionalmente de alta qualidade e tem um acabamento fosco muito fino. Há muito pouco barulho nos botões, eles não rangem ou flexionam e o software é excelente (embora isso seja mais graças aos desenvolvedores da comunidade do que a Anbernic).

CONTROLES DO RG280V

Talvez a maior inovação neste modelo seja o layout dos botões de ombro. Os botões R2/L2 estão aninhados diretamente no R1/L1 e aumentados um milímetro ou dois acima. Apoiando o dedo indicador em cada canto, você pode detectar e apertar facilmente qualquer um deles. Eles são facilmente clicados de quase qualquer ângulo, e a diferença de altura não deixa você sem dúvida de qual deles você está acertando. É muito mais confortável de jogar do que o original LDK, mas para mãos grandes pode se tornar desconfortável depois de um tempo. Entre os botões laterais fica a porta de carga USB-C, o conector de fone de ouvido de 3,5 mm e um LED de status.

O direcional e os botões ABXY são da qualidade normal da Anbernic. Isso quer dizer que não há melhorias reais que possam ser feitas. Talvez o direcional seja um pouco rígido, pode ser que ele se solte com o tempo conforme a membrana amolece.

O RG280V tem um controle de volume digital que fica alinhado no lado esquerdo e abaixo dele você encontrará dois slots para cartões microSD. No lado direito, há um botão de liga/desliga e um botão de reset. O botão de liga/desliga fica nivelado e o botão de reset é rebaixado cerca de um milímetro.

TELA LCD DO RG280V

Como mencionado anteriormente, o LCD é OCA (Optically Clear Adhesive) laminado, o que proporciona excelente clareza. A tela IPS de 2,8″ em si é brilhante e colorida, com ângulos de visão perfeitos em todas as direções.

Uma observação é que algumas pessoas relataram que a lente da tela não está bem aderida à carcaça. Há algumas fotos da lente levantando no canto superior em alguns dispositivos. Não dá pra saber se isso foi um problema no início da fabricação ou não.

Para todos os efeitos, a resolução desta tela é de 320×240, mas você a verá frequentemente descrita como 320×480. O LCD possui uma estrutura de pixels não padrão. O que isso significa para leigos, é que, se você realmente olhar de perto, verá que cada linha reta vertical é ligeiramente irregular, porque os pixels não são quadrados. Em uma tela deste tamanho, é difícil distinguir. Algumas pessoas argumentam que dá uma aparência mais autêntica, outras preferem pixels quadrados. Para dimensionar resoluções não inteiras, como os 240×160 do GBA, é melhor do que uma tela padrão de 320×240.

A imagem abaixo mostra a diferença na grade de pixels entre o RG280V e o RG350M. É mais óbvio no texto no topo. Por outro lado, você também pode ver que o LCD do RG280V é muito mais frio do que o RG350M.

Seria bom tivessem optado por uma tela de 640×480 como fizeram para o RG350M, no entanto. Essa resolução mais alta em um LCD tão pequeno teria parecido incrível.

EMULADORES DO RG280V

Este é um portátil Ingenic JZ4770. É uma CPU baseada em MIPS de cerca de 2012, que roda a 1 Ghz. O sistema vindo no aparelho inclui muitos emuladores que tiveram muitos anos de otimização para esta CPU. Como tal, para os consoles que ele suporta, você pode esperar um desempenho muito bom. Existem emuladores para os seguintes sistemas incluídos no dispositivo:

  • NES
  • SNES
  • Mega Drive
  • Game Boy/Color
  • Neo Geo Pocket Color
  • Wonder Swan
  • PS1
  • Game Boy Advance
  • MAME
  • Final Burn Alpha
  • DOSBox

Existem muitos mais emuladores, ports e aplicativos disponíveis para OpenDingux. Alguns dos emuladores incluídos no sistema estão um pouco desatualizados agora e pode ser difícil encontrar as versões compatíveis mais recentes. O melhor lugar para começar se você estiver procurando por algo em particular é provavelmente este repositório. Há também uma nova versão do ReGBA que adiciona um excelente escalonador de hardware 2x, que está disponível aqui e funciona no Anbernic RG280V.

Para adicioná-los ao portátil, basta conectá-lo ao PC com Windows com o cabo USB-C fornecido e iniciar a aplicação Rede nas configurações. Selecione o login sem senha e, a seguir, abra o endereço IP 10.1.1.2 com o nome de usuário “root” no WinSCP ou Filezilla. Adicione o arquivo *.opk que você baixou no local /media/data/apps e ele aparecerá no menu automaticamente.

Como alternativa, você pode simplesmente criar uma pasta chamada apps em um cartão SD secundário e colocar seus arquivos *.opk lá. Eles também aparecerão no menu automaticamente.

Recentemente, a Ninoh-Fox lançou o Rogue OS para este portátil. Você pode encontrar a imagem aqui. Se você estiver interessado em experimentá-lo, mas for cauteloso de quebrar algo, primeiro transfira-o para um cartão SD sobressalente. Você sempre pode reverter, se necessário. O Stock OS também pode ser encontrado aqui, sem quaisquer ROMs.

ALTO-FALANTE DO RG280V

O alto-falante do RG280V é mono, o que não é surpreendente em um dispositivo deste tamanho. Não é ruim, não é tão bom quanto o RG350M, mas perfeitamente aceitável e barulhento. O volume mais baixo poderia ser um pouco mais baixo, mas é bem silencioso e pode ser corrigido no software em uma data posterior. O alto-falante está localizado na parte de trás do dispositivo e é alto o suficiente para que você não o cubra com as mãos enquanto joga.

Ainda no assunto de qualidade de som, você pode notar que quando carrega um jogo, o alto-falante emite um “pop” singular antes do jogo iniciar. Isso não acontece durante o jogo, apenas quando um jogo é iniciado pela primeira vez. O RG350M e o RG280M também apresentam o mesmo bug. É ligeiramente irritante na pior das hipóteses.

VOCÊ DEVE COMPRAR UM RG280V?

Bem, isto depende. Se você precisa jogar N64, Dreamcast, PSP etc, então este tipo de portátil não é para você. Confira o RG351P ou qualquer outro portátil RK3326. Se você não se preocupa com o tamanho ou emulação de dispositivos mais recentes, será melhor pegar um RG350P, especialmente se você tiver mãos grandes. Para aqueles que já possuem um RG350M, você já tem o que é provavelmente o melhor nesta categoria de CPU. Se você gosta da carcaça de metal, mas o RG350M é muito grande, dê uma olhada no RG280M. É um pouco mais barato que o RG350M também.

Se você deseja um portátil extremamente portátil e não se importa com a falta de analógico, o RG280V é provavelmente o melhor em sua classe. Com as advertências mencionadas acima em mente, o RG280V é um pequeno portátil incrível.

RG280V - AliExpress      RG280V - WhatskoGame

RG280V - Anbernic              RG280V - RetroMimi

FONTE: Obscure Handhelds

Nenhum comentário:

Postar um comentário