quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Em breve - RetroArch está vindo pro OpenDingux (GCW Zero/RG350/etc)

RetroArch, o popular multi-emulador presente em quase todos os consoles existentes finalmente vai ter uma versão OpenDingux oficial, isso significa que portáteis como RG350, PocketGO, PowKiddy V90 terão suporte ao emulador, emulando mais de 20 consoles.

OpenDingux é uma distribuição Linux usada por vários consoles de jogos portáteis de código aberto, como o GCW-Zero e, mais recentemente, a popular variedade de dispositivos RG350, RG350P e RG350M. Uma versão inicial "experimental" do RetroArch para OpenDingux foi feita em janeiro, mas ficou inacabada. Nos últimos dois meses, a LibRetro trabalhou muito para corrigir esta situação.

Agora eles anunciaram que o RetroArch agora tratará o OpenDingux igual as outras plataformas, e um lançamento oficial será incluído com o lançamento da nova infraestrutura de construção. Embora tenha como alvo o RG350M como plataforma principal (sua tela de 640×480 oferece um grande potencial de aumento de escala), todos os dispositivos baseados em JZ4770 devem ser suportados. Os destaques do lançamento incluem:

  • Um driver gráfico baseado em SDL retrabalhado e bem otimizado, com vários recursos que estavam faltando no original port experimental (por exemplo, texto de notificação OSD, manuseio elegante de modos de exibição inválidos, controle VSYNC, suporte para avanço rápido).
  • Aproveitamento total do hardware IPU (Unidade de Processamento de Imagem), com controle baseado em menu de relação de aspecto/escala inteira e métodos de filtragem de imagem (bicubic, bilinear, nearest neighbour).
  • Um driver de gamepad personalizado que se integra perfeitamente à configuração de entrada peculiar dos dispositivos OpenDingux (um híbrido de entradas de teclado virtual e controles analógicos) e que oferece suporte total a vibração.
  • Muitos aprimoramentos "internos", como suporte para monitoramento de nível de bateria, relatórios de uso de memória, uma limpeza de entradas de menu irrelevantes, correções RGUI, racionalização de caminho de diretório e uma série de otimizações de compilador cuidadosamente testadas. Esta é uma construção 'enxuta e média' ajustada especificamente para o hardware, sem inchaço desnecessário.

O RG350 é apenas um dos muitos dispositivos baseados em MIPS no mercado atualmente rodando OpenDingux.

O lançamento conterá uma coleção modesta de núcleos, cada um escolhido a dedo para desempenho e compatibilidade:

  • FB Alpha 2012 CPS-1 (CPS-1)
  • FB Alpha 2012 CPS-2 (CPS-2)
  • FB Alpha 2012 Neo Geo (Neo Geo)
  • FCEUmm (NES)
  • Gambatte (GB/GBC)
  • Genesis Plus GX (Mega Drive/Master System/Game Gear/Sega CD)
  • gpSP (Nota: atualmente não possui um dynarec) (GBA)
  • Handy (Atari Lynx)
  • Beetle PCE Fast (PC Engine/CD)
  • Beetle WonderSwan (WonderSwan/Color)
  • mGBA (Nota: apenas conteúdo de GB/GBC/SGB) (GB/GBC/GBA)
  • PicoDrive (Mega Drive/Master System/Sega CD/32X)
  • PokeMini (Pokémon Mini)
  • PrBoom (Doom)
  • QuickNES (NES)
  • RACE (Neo Geo Pocket/Color)
  • Snes9x 2005 (SNES)
  • Snes9x 2005 Plus (SNES)
  • TyrQuake (Quake)
  • VICE x64 (Commodore C64)

E devido ao esforço em trazer o RetroArch para o OpenDingux, todas as outras versões do RetroArch e núcleos tiveram as seguintes melhorias básicas:

- RetroArch agora tem um mecanismo robusto para implementar o salto automático de quadros com base na ocupação do buffer de áudio. Isso é algo que emuladores autônomos têm desde tempos imemoriais, mas o RetroArch sempre faltou (levando ao infame "áudio crepitante" tão frequentemente relatado). O salto automático de quadros é literalmente uma virada de jogo, tornando uma variedade de núcleos anteriormente inutilizáveis ​​viáveis ​​em hardware de baixa potência. Até agora, foi adicionado ao:

  • FB Alpha 2012 CPS-1 (CPS-1)
  • FB Alpha 2012 CPS-2 (CPS-2)
  • FB Alpha 2012 Neo Geo (Neo Geo)
  • FBNeo (Arcade)
  • Genesis Plus GX (Mega Drive/Master System/Game Gear/Sega CD)
  • gpSP (GBA)
  • Beetle PCE Fast (PC Engine/CD)
  • Beetle WonderSwan (WonderSwan/Color)
  • mGBA (GBA)
  • PicoDrive (Mega Drive/Master System/Sega CD/32X)
  • Snes9x 2005 (SNES)
  • Snes9x 2005 Plus (SNES)

- Como uma plataforma sem suporte a shader, os filtros de vídeo são uma parte vital da experiência do RetroArch no OpenDingux. Para este fim, uma série de novos filtros foram adicionados - incluindo vários efeitos de LCD de alta qualidade (e estilo Game Boy) que rivalizam com os shaders e são úteis até mesmo na versão de PC. Além disso, muitos filtros foram otimizados intensamente para desempenho máximo no OpenDingux, o que, claro, reduz sobrecargas em todas as plataformas. E finalmente: o trabalho do OpenDingux revelou um bug de longa data (agora corrigido) que desabilitava os filtros de vídeo inteiramente no Android.

- Snes9x 2005/Snes9x 2005 Plus ganharam otimizações de operação de cores do Snes9x 1.60 e código assembly específico de MIPS do PocketSNES, que combinam com salto automático de quadro para melhorar significativamente o desempenho em hardware low end. Dois bugs críticos de save state também foram corrigidos.

- Os núcleos de arcade de baixa potência (FB Alpha 2012 CPS-1/CPS-2/Neo Geo) foram substancialmente limpos e aprimorados, com submarcadores de opção de núcleo, correção de proporção de aspecto, filtros de áudio lowpass e rotação de tela baseada em software para dispositivos sem suporte de rotação de hardware. Com o salto automático de quadros, até mesmo dispositivos de nível inferior podem rodar conteúdo de arcade sem problemas.

- A combinação entre quadros em Gambatte e mGBA foi otimizada, reduzindo os overheads de desempenho em aproximadamente 70%. O mesmo método de combinação também foi adicionado ao gpSP (junto com a correção de cor opcional).

- Beetle WonderSwan agora tem rotação de tela baseada em software para dispositivos sem rotação de hardware. Além disso, paletas de colorização semelhantes às do Gambatte foram adicionadas para conteúdo monocromático (preto e branco bruto é frequentemente desconfortável de ver em dispositivos sem shaders!).

- O OpenDingux tem funcionalidade de vibração, mas faltavam núcleos para exercê-la. Portanto, foi adicionado suporte a vibração para Gambatte e PrBoom, e foi melhorado o feedback tátil existente no PokeMini e TyrQuake.

FONTE: LibRetro

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