domingo, 11 de outubro de 2020

Xerpi porta udcd_uvc para o PSP, permitindo que alguém transmita sua tela para o PC, Mac e até mesmo dispositivo Android - Atualmente no estágio PoC com uma taxa de quadros de 20 FPS!

Um dos plugins básicos para o PlayStation Vita é o udcd_uvc do xerpi, que efetivamente transforma o dispositivo em um console híbrido, permitindo que você jogue na tela grande também. Agora, o mesmo desenvolvedor está trabalhando para portar o plugin para o PlayStation Portable com um plugin PoC que transmite a 20 FPS já disponível!

Em maio, o xerpi adicionou um repositório GitHub chamado ‘psp-uvc-usb-video-class’ e recentemente, ele lançou a primeira versão PoC (prova de conceito) do plugin, que é um port do udcd_uvc do Vita. Como o udcd_uvc, o plugin PSP UVC Video Class (que parece ser seu nome oficial) permite que você transmita a tela do seu PSP para um computador ou smartphone via USB, o que se traduz em jogos em uma tela maior. Isso é feito transformando efetivamente o PSP em um dispositivo UVC (USB Video Class) semelhante a uma webcam, permitindo que você veja sua tela em seu PC, embora deva ser observado que nenhum áudio é transmitido!

Com udcd_uvc para PSVita, você pode transmitir a tela do console para um PC, Mac ou mesmo dispositivo Android via USB com uma atualização recente adicionando suporte para os dois últimos. Agora, o plugin foi transferido em formato PoC para o PSP!

Transmitir a tela do PSP para um PC via USB é algo que já foi feito antes com o Remote Joy Lite, mas esta solução só funciona no Windows e pode ser problemática com alguns jogos.

Estado atual do plugin do xerpi e planos futuros

De acordo com a página de lançamento do GitHub, o plugin lançado recentemente é uma prova de conceito, pois faz a conversão RGB-> YUV na CPU. Isso resulta em uma taxa de quadros de cerca de 20FPS a 480×272, que é a resolução nativa do PSP - obviamente, isso não é suficiente, mas xerpi tem algumas melhorias na manga para aprimorar o desempenho!

A sugestão do Xerpi sobre como os 60 FPS poderia ser alcançado se a conversão CSC for reduzida para 16.667ms ou menos (da página de lançamento do GitHub abaixo)


A principal melhoria é fazer uso do VFPU, ME ou VME do PSP para realizar uma conversão RGB-> YUV mais rápida, em vez da CPU com algumas funções como ‘sceMpegBaseCscVme’ e ‘sceDmacplus_driver_0x9C492B9B’ parecendo promissor para a tarefa.

Xerpi também fez alguns benchmarks de desempenho com o PoC que resultou nos seguintes números:

  • 32,9 ms para realizar CSC (conversão RGB-> YUY2)
    • Se for reduzido para 16.667ms ou menos, então 60 FPS podem ser alcançados por meio de buffer duplo, o que resultaria em uma latência de um quadro desde a captura da tela até o envio via USB
  • 16,1ms para enviar um quadro 480×272 via USB
  • Isso resulta em uma taxa de quadros de aproximadamente 20 FPS, com este número sendo derivado usando a fórmula “1s /(tempo para realizar o CS + tempo para enviar o quadro)”

Se deseja experimentar o plugin PSP UVC Video Class do xerpi, você pode pegar o arquivo “prx” do link abaixo e colocá-lo dentro do VSH.TXT ou GAME.TXT. Xerpi recomenda usar o PotPlayer no Windows e mpv/mplayer no Linux para a melhor experiência. Como de costume, é imperativo não importunar o xerpi sobre os prazos para este plugin, mas ele é conhecido por entregar coisas tão legais que podem acontecer em breve 😉

README da classe de vídeo PSP UVC (instruções de instalação): https://github.com/xerpi/psp-uvc-usb-video-class

Página de lançamento do GitHub da aula de vídeo PSP UVC (link para download): https://github.com/xerpi/psp-uvc-usb-video-class/releases

FONTE: Wololo

Nenhum comentário:

Postar um comentário